Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/15 às 14h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Enfermeiros cubanos conhecem trabalho da Estratégia Saúde da Família do DF

COMPARTILHAR

Profissionais ficarão em intercâmbio por 10 dias

BRASÍLIA (23/6/15) – Quatro enfermeiros de Cuba estão em Brasília, em intercâmbio, para conhecer os serviços de atenção primária da rede pública de saúde do DF. Os profissionais se apresentaram nesta terça-feira (23) nas unidades de saúde para vivenciar a prática do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família e também conhecer o trabalho das equipes.

O Centro de Saúde n° 1 de Samambaia, o Centro de Saúde n° 8 de Ceilândia, o Centro de Saúde n° 2 e a Unidade Básica de Saúde do Sítio do Gama, ambos em Santa Maria, são as unidades que receberam um visitante cubano, cada uma.

Yovanis Fonseca Gonzales, que é chefe de enfermagem do Estado de Granma, em Cuba, se apresentou nesta terça-feira (22), no Centro de Saúde n° 1 de Samambaia, onde elogiou o trabalho dos enfermeiros e a estrutura das equipes do DF. “É um trabalho excelente, está sendo uma experiência muito boa. A estrutura e as tarefas de cada profissional nas equipes são muito bem delimitadas aqui”, relatou.

O profissional acompanhará em Samambaia, até sexta-feira (26), o trabalho da Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) nº22, do Centro de Saúde nº1, que é composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Essa unidade conta atualmente com 13 Equipes da ESF.

“A atuação dos nossos enfermeiros é diferente dos enfermeiros de Cuba. Essa é uma oportunidade para troca de experiências para que eles acompanhem e conheçam o papel do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura.

Na segunda-feira (22), eles foram recebidos com atividades de acolhimento na FioCruz, onde obtiveram a parte teórica. Eles conheceram a organização de Atenção Primária à Saúde, o papel dos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família e a finalidade do intercâmbio.