Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/19 às 15h45 - Atualizado em 4/09/19 às 15h46

Escola de Brazlândia realiza semana Falando sobre a Vida

Estudantes participam de ações que promovem o bem-estar físico e emocional

 

Este é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. Como parte das ações, escolas da rede pública realizam atividades diversas, com foco no bem-estar físico e emocional dos estudantes. É o caso do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 de Brazlândia, que realiza, entre os dias 2 e 6 de setembro, a Semana para a Vida.

 

Durante o período, os cerca de 500 estudantes da unidade participam de atividades variadas. Nesta terça-feira (3), foi a vez das Práticas Integrativas em Saúde (PIS), realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do DF e outras instituições.

 

Foram realizadas atividades de técnicas de redução de estresse, reiki, auriculoterapia, meditação, yoga, tai chi chuan, terapia comunitária integrativa, automassagem e liam gong, uma ginástica de origem chinesa com foco na prevenção de doenças e relaxamento.

 

O médico Marcelo Amaral, da Secretária de Saúde, foi um dos responsáveis pela técnica de redução de estresse e enumerou os benefícios da prática no ambiente escolar. “A técnica alivia tensões, diminui a ansiedade, melhora o sono e ajuda até mesmo a lidar com conteúdos emocionais”, relatou o especialista.

 

O estudante Caio Oliveira, 14 anos, sentiu na pele os resultados e aprovou a iniciativa. “É muito relaxante. Acho que é bom para a gente, que é adolescente, porque ficamos um pouco estressados nesta fase da vida. Acredito que seria interessante fazer isso com frequência”, destacou o jovem.

 

A abertura, nesta segunda-feira (2), contou com palestras sobre a valorização da vida e oficinas com temas como musicoterapia, rap, importância da família e um bate-papo sobre a adolescência.

 

PROGRAMAÇÃO – A semana Falando sobre a Vida segue, nos próximos dias, no CEF 2. Na quarta-feira (4), a família será o foco. Haverá uma reunião com pais e responsáveis às 19h, além de uma palestra sobre redução de danos.

 

Na quinta-feira (5), os estudantes apresentam trabalhos sobre o setembro amarelo e discutem as atividades realizadas durante a semana. Um grupo de teatro também fará uma apresentação para os estudantes.

 

O encerramento ocorrerá na sexta-feira (6), com um círculo de conversa conduzido pelo professor Elias Lacerda, presidente da Comissão de Prevenção de Automutilação, Bullying, Cyberbullying, Sexting e Suicídio da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal (Riex/DF).

 

Da Ascom da Secretaria de Educação

Fotos: Luis Tavares, Ascom/SEEDF