Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/05/17 às 12h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

ESCS capacita profissionais para atuar em projeto social

COMPARTILHAR

Trabalho será dirigido a usuários de drogas

BRASÍLIA (25/5/17) – A partir de parceria com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) auxiliará na formação dos profissionais que atuarão por um ano no Setor Comercial Sul (SCS). Eles irão testar metodologias de atenção às pessoas que sofrem exclusão social devido ao consumo de álcool e outras drogas. A capacitação, que vai até 27 de maio, ocorre por meio do Centro Regional de Referência sobre Álcool e outras Drogas (CRR-AD), da Escs.

O projeto prestará assistência à população usuária de substâncias psicoativas, especialmente crack e álcool, por não encontrarem cura nas políticas públicas convencionais, seja por não buscar atendimento ou por depararem-se com barreiras de acesso. O local escolhido é conhecido como buraco do rato, no SCS, um dos principais pontos de uso de crack da capital.

INTEGRANTES – O curso de formação introdutória em Vulnerabilidades Sociais e Redes de Proteção Comunitária, com carga horária de 80 horas, é composto por profissionais da equipe do Projeto Cuidando da Vida, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos, de colaboradores da Revista Traços e da Rede de Tratamento Comunitário do DF.

ATUAÇÃO – Após a formação, as equipes atuarão também no aumento da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza extrema, além falta de acesso aos serviços e políticas públicas. Ao final do projeto, o intuito é gerar evidências da efetividade das metodologias utilizadas.

As unidades de atendimento envolvidas no projeto são o Consultório na Rua, Caps Candango e Centro Pop.