Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/14 às 12h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

ESCS promove Programa de Acolhimento ao Calouro 2014

COMPARTILHAR

Diferenciada dos trotes e brincadeiras, iniciativa partiu dos próprios estudantes

O Serviço de Orientação ao Estudante (SOE), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), juntamente com os estudantes do segundo ano de Medicina da Escola realizam quatro encontros até março para o acolhimento humanizado e solidário dos calouros do curso de Medicina, no Programa de Acolhimento ao Calouro – PAC.

A iniciativa, diferenciada dos trotes e brincadeiras, surgiu em 2006 a partir dos próprios estudantes que apresentaram na época proposta a fim de que os novatos não passassem por qualquer tipo de constrangimento. O SOE, em parceria com os estudantes do segunda ano de Medicina, está à frente do Programa desde então e promove gincanas para arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza, além de vestuário, brinquedos, cobertores e livros infantis para doação e várias outras atividades de integração como o apadrinhamento de veteranos com calouros. “A realização das atividades do PAC contribui de forma significativa uma melhor adaptação e integração dos calouros ao novo universo acadêmico”, cita a coordenadora da Comissão de Orientação ao Discente/SOE, Linda Darlis Alves.

A novata Juliana Régis, 20 anos, ressalta que o PAC facilita a interação com os colegas novatos e com os que já fazem o curso de Medicina e se mostra bem animada com o início do curso. “É tudo muito novo, mas bastante motivador. Estou ansiosa para conhecer mais sobre as metodologias ativas da ESCS ”, declara.

Conheça a ESCS

 A ESCS foi criada em 2001 pelo Governo do Distrito Federal, por iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com vistas a reorientar a formação médica, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e na aprendizagem voltada para problemas do mundo do trabalho,com a integração da metodologia ensino e serviço na formação dos estudantes. Nessa curta história, a ESCS já formou 629 médicos e 89 enfermeiros. O curso de Medicina da ESCS obteve três notas máximas no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, sendo no último a 4º lugar posição entre 186 cursos avaliados. O curso de Enfermagem participou do Enade em 2013, a divulgação da nota será em meados de 2014.

Por RenataMadeira
Chefe da Assessoria de Comunicação da Fepecs

(61) 3325-4993