Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/16 às 14h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

ESCS promove Seminário sobre Tratamento Comunitário

COMPARTILHAR

Evento, nesta quarta-feira (25), terá participação do psicanalista italiano Efrem Milanese

BRASÍLIA (23/05/16) – O Centro Regional de Referência em Crack, Álcool e outras Drogas (CRR), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), promove o Seminário Tratamento Comunitário – intervenção em rede, sofrimento social e uso abusivo de álcool e outras drogas, no dia 25 de maio, no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal, a partir das 8h30. O Seminário, aberto à comunidade, conta com a parceria da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH.

“O objetivo deste encontro é divulgar as informações relativas ao Tratamento Comunitário, colocado em prática desde 2014 pelo CRR/ESCS nas regionais de saúde, e levantar um debate sobre as experiências vividas pelos profissionais com sua prática de articulação e fortalecimento de redes formais e informais que visam à inserção social das pessoas em sofrimento social e uso abusivo de álcool e outras drogas, com foco no sofrimento social e exclusão grave”, informou a coordenadora do CRR/ESCS, Maria de Fátima Gondim, psicóloga da SES e docente do curso de medicina da ESCS.

De acordo com a coordenadora, o CRR/ESCS/SES tem contribuído com capacitação por meio de cursos de extensão em tratamento comunitário com atividades práticas e teóricas e trabalhos supervisionados, com participação de equipes intersetoriais de várias regionais do DF.

PALESTRANTES – O Seminário contará com a participação do psicanalista italiano e expoente do tratamento comunitário. Há 27 anos, Efrem Milanese desenvolve pesquisas com vários grupos da América Latina com população vulnerável e em situação de rua e com uso abusivo de álcool e outras drogas. No Brasil, a pesquisa acontece há 13 anos.Milanese é doutor em psicologia pela universidade de Paris V, Faculdade de Ciências Humanas Sorbone. A presidente da Rede Latino Americana de Intervenção em Situação de Sofrimento Social (RAISSS), a psicóloga Raquel Barros, também estará presente no Seminário para palestrar sobre a política de drogas no Brasil, entre outros assuntos.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Mesa de Abertura
9h às 9h30 – Tratamento Comunitário e Políticas de Drogas no Brasil – Raquel Barros
9h30 às 10h30 – Apresentação de caso: uma parceria comunitária – Efrem Milanese
10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 12h – Análise da articulação de redes: uma base segura – Efrem Milanese
14h às 15h30 – Roda de Conversa: os processos de integração social a partir da comunidade
Coordenação: Raquel Barros
Considerações e conclusão: Efrem Milanese
15h30 às 15h45 – Intervalo
15h45 às 17h – Apresentação dos avanços dos trabalhos das comunidades. Relato de Experiência do Setor Comercial Sul. Relato de Experiência de Santa Maria. Efrem Milanese, Raquel Barros, participantes e instrutores dos grupos de tratamento comunitário no DF, Maria de Fátima Gondim – CRR ad ESCS/FEPECS/SES/DF
17h – Diretrizes para o tratamento comunitário no Distrito Federal