Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/15 às 10h43 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Estagiários de saúde coletiva apresentam trabalhos realizados no HRC

Gestão de serviços e controle social foram temas abordados

BRASÍLIA (9/7/15) – Os estudantes do curso de saúde coletiva da Universidade de Brasília (UnB) apresentaram, nesta quarta-feira (8), seus trabalhos de conclusão de estágio. Durante o primeiro semestre eles atuaram em diversos setores do Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Carla Pintas, professora da UnB, informou que o curso de saúde coletiva existe desde 2008 e o HRC é campo de estágio desde 2011. “Estes alunos estão no sétimo semestre se formarão para atuar com sanitaristas e nas mais diversas áreas de gestão da saúde, por isso esta prática no HRC é muito importante para a formação acadêmica”, ressalta.

O Gerente de Regulação, Controle e Avaliação, Luiz Carvalho Junior, destacou que “o trabalho que os estudantes realizaram foi muito importante, pois conseguimos criar um manual consolidando todas as informações sobre marcação de consultas em todos os centros de saúde da Coordenação e também iniciamos o faturamento dos procedimentos realizados no CAPS de Ceilândia”.

Na Diretoria de Atenção Primária em Saúde (Diraps), os estagiários ajudaram na criação de um projeto de atendimento à saúde do homem no Centro de Saúde 8 – P Norte. Segundo Walquiria Ferreira, Gerente de Planejamento e Monitoramento, “foram definidos fluxos e rotinas para receber esta parcela da população que procura muito pouco pela assistência médica”.

Outro projeto desenvolvido foi a sistematização dos procedimentos operacionais Padrão (POP) dos núcleos de enfermagem, administrativos e de marcação de consultas dos onze centros de saúde de Ceilândia.

Na área do controle social, duas estagiárias participaram de todas as etapas que antecederam a realização da 5ª Conferência Regional de Saúde da Região Oeste (Ceilândia e Brazlândia), envolvendo a mobilização social, discussão de propostas e eleição de representantes para a Conferência Distrital de Saúde.

O Núcleo de Segurança do Paciente, fisioterapia, internação de clínica médica, maternidade, assessoria de Comunicação Social, Coordenação Geral de Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Enfermagem, Núcleo de Educação Permanente e Gerência de Ambulatórios foram outros setores do Hospital eu também receberam os estagiários.

Estagiários nas áreas de enfermagem, medicina, terapia ocupacional, fisioterapia e nutrição da UnB e da Universidade Católica, além de estudantes de escolas técnicas também realizam o cumprimento o estágio supervisionado na Coordenação de Saúde de Ceilândia.