Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/11/13 às 12h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Estomizados recebem assistência no Hospital de Planaltina

COMPARTILHAR

O Programa de Estomizados do Hospital Regional de Planaltina, voltado para o tratamento de pacientes submetidos a cirurgias para construção de novos trajetos de eliminação de fezes e urina, presta atendimento aos moradores de Planaltina e do Entorno.

A ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. E a que afeta o aparelho digestivo chama-se ostomia digestiva e o conteúdo eliminado para o exterior são as fezes, já a ostomia urinária é aquela que afeta o aparelho urinário e o conteúdo eliminado para o exterior é a urina.

A ostomia é realizada por motivos como perfurações acidentais no abdômen, câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga. O desvio também é necessário em pacientes com ferimentos ou anormalidades congênitas que impedem a bexiga de funcionar normalmente.

De acordo com a coordenadora do Programa de Estomizados do HRPL, Ana Paula Gomes, 110 pacientes são acompanhados em Planaltina, a grande maioria são jovens feridos com faca ou armas de fogo na região abdominal, que perdem parte do intestino. “Esses jovens ficam muito abalados, porque o fato de terem que usar uma bolsa para coleta de excrementos afeta muito a vida social e sexual deles. As mulheres também se sentem envergonhadas e por isso temos a preocupação de acompanhá-los nessa nova fase de vida”, revela a enfermeira.

No ambulatório os pacientes são orientados sobre os cuidados que precisam ter com a bolsa de colostomia e a forma correta de trocá-la mediante boas práticas de autocuidado. Ana Paula explica ainda que, em muitos casos, o uso dessas bolsas é temporário. Segundo ela, de acordo com o grau da lesão sofrida pelo paciente, a Secretaria de Saúde do DF oferece cirurgias reparadoras para a reconstrução do órgão.

Os pacientes estomizados que precisarem de assistência em Planaltina deverão ser encaminhados para o centro de saúde n° 04 – Estância, para receberem atendimento. O serviço é oferecido a partir de um agendamento feito pelo próprio paciente na sala de ostomia do HRPL, ou pelo telefone: 3389 9689.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539