Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/13 às 21h11 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Etesb certifica 81 auxiliares em análises clínicas e saúde bucal

COMPARTILHAR

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) certificou, sexta-feira (5,) 81 estudantes para atuarem como auxiliares de Análises Clínicas e Saúde Bucal. As duas turmas ingressaram na escola em abril de 2012, por meio de processo seletivo público. A certificação como auxiliar é a primeira etapa do processo de formação profissional dos cursos técnicos que serão concluídos no segundo semestre deste ano.

A diretora da Etesb, Ena de Araújo Galvão, ressalta que o mercado de trabalho atualmente requer muita participação da formação técnica. “Além da formação como auxiliar e técnico possibilitar a melhora salarial, o mundo contemporâneo exige uma constante transformação na formação e a Etesb está aqui para isso, ela oferece a formação auxiliar, técnica e pós-técnica com qualidade e gratuitamente”, destaca.

A responsável pelo serviço de acompanhamento aos estudantes da instituição, Tereza Cristina Leite, complementa e aponta a importância da certificação. “Muitos deles, com a certificação como auxiliares, vão poder entrar no mercado de trabalho privado e também no serviço público, é uma etapa que já possibilita a prática em cada área. O curso completo será finalizado no fim do ano com a formação técnica”, destaca. Três alunos do curso Técnico em Saúde Bucal foram aprovados em concursos públicos realizados no Distrito Federal e Entorno.

A estudante de Saúde Bucal, Thaysa Laís, 22, apontou a expectativa de começar a trabalhar na área e de terminar o curso este ano. “É bom ter o certificado em mãos, agora, posso auxiliar na limpeza e instrumentação. Como técnica, terei mais responsabilidades no auxílio ao dentista”, cita. A técnica em enfermagem Maria Luiza Oliveira, 30, e certificada como auxiliar em análises clínicas ressalta que a nova formação vai ser o diferencial no currículo. “Eu me identifiquei completamente com o curso e é nesta área que quero atuar”, declarou.

Sobre os cursos
A ETESB, há 52 anos formando técnicos e auxiliares da área da saúde, oferece há 15 anos o curso técnico em Saúde Bucal e há 10 anos o curso técnico de Análises Clínicas.

O auxiliar em análises clínicas atua na promoção da saúde das pessoas, desenvolvendo ações de coleta, captação e preparo de amostras biológicas. É o profissional da equipe de laboratório a ter o contato mais direto com o usuário, acolhendo-o e tranquilizando-o nos momentos de coleta sanguínea.

O auxiliar de saúde bucal atua em consultórios e clínicas odontológicas, executando tarefas de apoio ao cirurgião dentista, antes, durante e após o atendimento, sendo o protagonista em ações de promoção e educação em saúde bucal, especialmente nas equipes de saúde da família.

Renata Madeira