Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/15 às 20h07 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Solenidade abre a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem

Programação inclui palestras e feira de saúde

BRASÍLIA (12/5/15) – Com a presença de autoridades, enfermeiros e estudantes, foi aberta na tarde desta terça-feira (12), no DF, a 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e comemorada em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio. O tema escolhido para esta edição é “A Enfermagem em defesa do SUS: construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”.

“Como tem sido muito forte a discussão da defesa e ameaças ao SUS, trouxemos esse tema, sobretudo porque é o mesmo da Conferência Nacional de Saúde, que é esse espaço popular importante de discussão e deliberação da saúde no país”, destacou a diretora científico-cultural da Aben- DF, Daniela Martins.

Para a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Mônica Iassanã, o evento e o tema proposto são de suma importância. “É um momento de repensar, principalmente para os profissionais que atuam na rede pública de saúde, porque eles estão vivendo dias de dificuldades profissionais, com carências e com perspectiva de mudança”, observa. A rede de saúde pública do DF conta com 13 mil profissionais de enfermagem.

PROGRAMAÇÃO- De acordo com a programação da semana promovida pela Aben-DF, na próxima sexta-feira (14) terá apresentação de trabalhos que concorrem ao Prêmio do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem da associação. No sábado (16), haverá uma feira de enfermagem em frente à administração do Parque da Cidade, com atividades culturais e educativas. “O encerramento da semana será na quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Saúde, e a anfitriã será a Gerência de Enfermagem da pasta”, frisa Daniela Martins.

Além da programação da Aben-DF, várias regionais de saúde estão promovendo atividades em alusão à Semana da Enfermagem. A Gerência em Enfermagem do Hospital do Gama, por exemplo, tem programação nos dias 12, 14, 15 e 20 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 16, no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

“Durante os dias do evento, vamos focar nos caminhos que levam a qualidade total em nossas atividades laborais”, destaca a gerente de enfermagem, Maria Lúcia Silveira.

Confira aqui a programação completa.