Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/19 às 10h53 - Atualizado em 1/08/19 às 17h22

Evento no Parque da Cidade marca início do Agosto Dourado

Atividades serão no domingo, com orientações de saúde, atividades lúdicas e mamaço

 

Começou o Agosto Dourado, um mês inteiro para falar da importância da amamentação e do leite materno. Para dar início à programação, a Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos de governo, sociedade civil e instituições privadas, promoverá um dia de atividades no Parque da Cidade, no próximo domingo (4 de agosto).

 

A partir das 9h, no estacionamento 12, haverá orientações sobre saúde para toda a família, inclusive sobre os tipos de parto e a importância da participação dos pais em todas as etapas. “Vamos ensiná-los a trocar fraldas e a dar banho nos bebês, na prática”, conta a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Santos. Haverá, ainda, atividades lúdicas, exposição de carros e de motos da Polícia Militar e sling dance.

 

O ponto alto do evento, porém, será o mamaço, quando centenas de mães se unirão para amamentar seus filhos. “Conseguimos 15 ônibus, que farão o transporte de mães doadoras de leite humano das regiões administrativas para o Parque da Cidade. Mas qualquer mãe que queira participar do evento poderá ir ao local”, observa Mirian Santos.

 

Ainda durante a programação, o Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (Nepav) da Secretaria de Saúde dará orientações sobre como montar as cadeirinhas dentro dos carros. “Haverá vários modelos de cadeirinhas para mostrarmos aos pais quais são as ideias para cada faixa etária”, destaca Mirian Santos. Ela ressalta a parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da qual o núcleo faz parte, e também com o Samu, responsável por montar as tendas do evento.

 

 

FÓRUM E SEMINÁRIO – Além das atividades no Parque da Cidade, a Secretaria de Saúde participará e promoverá outras atividades durante todo o mês de agosto. O primeiro deles acontece nesta quinta-feira (1º de agosto), no Tribunal de Justiça do DF.

 

No dia 15 de agosto, profissionais de saúde, além de jornalistas e publicitários, assistirão à exibição do filme ‘A verdadeira história de Tigers’. A obra, baseada em uma história real, mostra a saga de um vendedor de produtos farmacêuticos. Ele resolve agir contra a empresa onde trabalha ao se dar conta de que a fórmula para alimentar bebês que ele vende está se tornando a causa da desnutrição e até da morte das crianças.

 

“Após o filme, vamos discutir a respeito do assunto, sobre a questão do marketing e da venda de produtos que substituem ou podem prejudicar a amamentação. Além disso, vamos discutir o porquê de a amamentação em público ainda ser considerada um tabu”, conta Mirian Santos.

 

Entre os dias 19 e 23 de agosto, a secretaria também promoverá o IV Seminário de Aleitamento Materno de Brasília, voltado para servidores da pasta. Ainda envolvendo os profissionais, ocorrerão eventos de aconselhamento em aleitamento materno nas regiões de saúde. “Vamos participar, ainda, do fórum da Fiocruz com os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), apresentando o funcionamento dos nossos bancos de leite humano, entre os dias 28 e 30 de agosto”, diz a coordenadora.

 

Nas regiões de saúde, as unidades básicas e os hospitais também organizarão eventos junto às populações locais, durante este mês.

 

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Artes: Danielle Freire/Saúde-DF