Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/04/19 às 16h26 - Atualizado em 25/04/19 às 16h26

Evento reúne experiências exitosas em segurança do paciente

Encontro de profissionais de saúde foi promovido pela Vigilância Sanitária do DF

 

Um grupo de 154 profissionais de saúde, que atuam na prevenção de infecção hospitalar e promoção da segurança do paciente, se reuniu, nesta quinta-feira (25), para apresentar as experiências exitosas em hospitais e clínicas do Distrito Federal. O evento, chamado “Serviços de Controle e Infecção”, foi promovido pela Gerência de Risco em Serviços da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

 

“Foram iniciativas para melhorar a segurança do paciente, que não geram despesas para os hospitais. São atitudes simples, que a equipe lança mão para proteger o paciente e prestar uma assistência mais segura”, explicou a gerente de Risco em Serviços da Vigilância Sanitária, Fabiana de Mattos.

 

EXPERIÊNCIAS – Entre elas, é possível destacar a da equipe do Hospital Regional do Gama (HRG), que fez vistorias para reduzir a presença de infecções dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI); do Hospital Regional de Planaltina, que melhorou seus índices com a inspeção da Vigilância Sanitária na unidade; e da Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB), conveniada à Secretaria de Saúde, que mostrou como prevenir quedas de pacientes em diálise.

 

“O objetivo de encontros como esse é inspirar. Com mudanças simples de atitudes, conseguimos melhorar a assistência prestada aos pacientes. Melhoramos a forma como o profissional atende os usuários quando eles entendem a importância de higienizar as mãos antes de tocar o paciente, deixar a cabeceira do leito elevada para o melhor conforto. Enfim, são ações simples”, ressaltou a gerente.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF