Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/13 às 16h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Exames na Carreta da Mulher na Estrutural são agendados

COMPARTILHAR

Horários são marcados por equipes da Estratégia em Saúde da Família

Pela segunda vez, a Carreta da Mulher chega a Estrutural e para evitar fila, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde adotou um novo plano para marcação de exames. As pacientes agora serão agendadas e captadas pelas equipes do programa Estratégia em Saúde da Família. Dessa maneira, não serão distribuídas mais as senhas. Para a coordenadora da Regional de Saúde do Guará, esse é mais um passo para beneficiar o usuário. “Tínhamos notícias de confusão nas filas, discussão, pessoas vendendo lugares e frustração de algumas mulheres que não conseguiam marcar o seu exame. Agora, com a marcação feita pelos agentes comunitários, isso não será mais possível”, afirmou.

A Carreta da Mulher ficará na Estrutural até o dia 31 e pretende realizar 2.250 procedimentos. Iracema Silva aprovou o serviço oferecido e elogiou o trabalho da equipe 02 do ESF. “Quando a carreta esteve aqui pela primeira vez, eu não vim porque tinha que pegar fila e fiquei receosa quanto à qualidade do serviço prestado e equipamentos. Dessa vez, o ESF que me visita marcou e me comunicou de que eu já estava agendada. Fiquei surpresa pela agilidade. Quando entrei na Carreta vi que não tinha diferença nenhuma do hospital”, afirmou.

A servidora Scheila Freire, do C.S nº 04 da Estrutural, também aprova o agendamento. “Antes era um estresse. As pessoas ficavam irritadas e vinham pra cima da gente com raiva e algumas revoltadas por não terem conseguido realizar os exames. Não podíamos fazer nada. Agora não, são 10h40 e já finalizamos os nossos agendamentos. Os atendimentos foram tranquilos e ninguém reclamou de nada”, comemora. Em todas as carretas, os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A moradora precisa levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. O paciente que não foi agendado ainda poderá procurar a equipe do ESF no centro de Saúde da Estrutural.

As outras duas carretas estão localizadas no Gama e Sobradinho.  O Programa Saúde Móvel vem realizando, desde março de 2012, mais de 40 mil exames para a população do DF. O projeto também já foi elogiado em congressos nacionais, como o XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.

Exames


As mamografias não precisam de solicitação médica. O preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais. Para o resultado, o profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do exame.

 

As ecografias (tireóide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. O resultado sai no mesmo dia.

 

Érika Bragança