Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/19 às 14h29 - Atualizado em 26/09/19 às 14h30

Farmacêuticos recebem homenagem do Poder Legislativo

COMPARTILHAR

Secretário de Saúde destacou as melhorias da assistência farmacêutica na rede

 

Em reconhecimento à importância da profissão, 127 farmacêuticos do Distrito Federal foram homenageados, na noite desta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Legislativa. O grupo representa toda a categoria, que conta com 5,1 mil inscritos na capital da República, segundo o Conselho Federal de Farmácia.

 

Farmacêutico de formação, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, foi um dos agraciados com moção de louvor do Legislativo brasiliense. Durante o discurso, o titular da pasta destacou ter um olhar especial sobre a categoria.

 

“Quero parabenizar os 22 mil farmacêuticos do Brasil e os quase 600 farmacêuticos que integram a equipe da Saúde do Distrito Federal. Todos eles trabalham com muita competência e muita segurança na dispensação dos medicamentos, assim como na realização dos exames”, pontuou o secretário de Saúde.

 

Em seu discurso, Okumoto lembrou das conquistas da Assistência Farmacêutica na pasta, como a criação de Núcleos de Farmácia Clínica em todos os hospitais da rede e, na Atenção Primária, a elaboração de grupo de trabalho para desenhar fluxos e propor modelo de atendimento farmacêutico aos usuários de saúde.

 

Para a melhoria do controle e a rastreabilidade de todos os medicamentos padronizados na rede, o secretário anunciou a contratação de um operador logístico para subsidiar a gestão.

 

ESTRUTURA – Diante do plenário e galeria lotados, foram apresentados os esforços que a atual gestão está realizando para transformar a realidade da rede, de forma a oferecer assistência com mais qualidade. Entre os avanços, Okumoto apontou a reforma da Farmácia do Componente Especializado de Ceilândia, conhecida popularmente como Farmácia de Alto Custo. Essa unidade possui a maior quantidade de pacientes cadastrados –  aproximadamente 12 mil.

 

Também foi destacado que está em processo de contratação um novo sistema informatizado. Ele dará mais celeridade ao atendimento nas unidades de alto custo e permitirá o agendamento dos pacientes por dia e horário para a retirada do medicamento.

 

PESSOAL – Durante a solenidade, farmacêuticos expuseram uma faixa solicitando mais nomeações de profissionais da categoria para a Secretaria de Saúde. Em resposta, o titular da pasta explicou que está atuando junto aos órgãos competentes para recompor a força de trabalho.

 

“Estamos trabalhando para chamar mais farmacêuticos, na busca de minimizar o déficit na Saúde do DF. Queremos reforçar os nossos quadros e a assistência”, ressaltou Okumoto.

 

PARTICIPANTES – Presidida pelo deputado Hermeto, a sessão solene contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, Francisco Araújo; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF, Gilcilene Maria dos Santos El Chaer; o deputado distrital Jorge Vianna, dentre outros.

 

Fábio Magalhães, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF