Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/14 às 14h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Festa de natal para pacientes da Terapia Ocupacional do Gama

Confraternização integra pacientes, familiares e equipe profissional

 

BRASÍLIA (12/12/14) – O Serviço de atendimento a portadores de Parkinson, Mal de Alzheimer e AVC da terapia ocupacional do Hospital Regional do Gama (HRG) promoverá, nesta segunda –feira (15), uma festa de natal para os pacientes atendidos pelo serviço. A confraternização será de 10h às 12h.

Segundo a terapeuta ocupacional, Jaqueline Santiago, a iniciativa tem a parceria da coordenação regional da saúde do idoso e objetiva integrar pacientes, familiares e a equipe de terapeutas ocupacionais da unidade de saúde. “Essa atividade é importante, pois melhora autoestima dos portadores da doença,” informou a terapeuta.
Além de participarem de um lanche comunitário, os pacientes apresentarão uma dança de roda – Carimbó – originária do Pará. Uma dupla sertaneja animará a festa.

Atendimento especial para portadores de Parkinson, Alzheimer e AVC

O serviço funciona no ambulatório de segunda à quinta-feira de 9h às 11h e proporciona um atendimento mais humanizado e integral, de acordo com as necessidades individuais e coletivas dos portadores dessas doenças.

As atividades são realizadas em grupos e, dependo da complexidade do caso, podem ser individual. Conforme a avaliação, um plano de atividades é elaborado dentro de uma metodologia que envolve a reabilitação física com foco nas partes cognitiva, social, afetiva e espiritual.

O principal objetivo do tratamento, segundo Jacqueline, vai além da recuperação funcional, motora e psicológica, ele visa à promoção e a integração do doente em seu ambiente familiar, social e profissional, recuperando sua autoestima e diminuindo quadros depressivos que normalmente acompanham os pacientes portadores das doenças.