Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/21 às 14h42 - Atualizado em 6/05/21 às 16h41

Filho de paciente comemora alta do pai presenteando profissionais de saúde com desenho

COMPARTILHAR

Gabriel tem 13 anos e, enquanto aguardava pela recuperação do pai, fez desenho e o entregou aos Heróis da Saúde

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A recuperação de Jairo Raimundo Costa, de 55 anos, acometido pela covid-19, foi muito aguardada pelo filho Gabriel Costa, de 13 anos. Foram 33 dias de luta contra o coronavírus na enfermaria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), até a tão esperada vitória sobre o vírus chegar. Para comemorar, Gabriel entregou um desenho homenageando os Heróis da Saúde que atuam na unidade. O trabalho artístico foi feito durante os dias em que o pai esteve internado.

 

O desenho

Emocionado, Gabriel enfatiza seu respeito pelos profissionais da saúde e afirma que, após vivenciar a luta do pai contra a doença, essa admiração aumentou ainda mais. “Vi como eles ajudaram na recuperação do meu pai e decidi fazer algo para homenageá-los”, comenta.

 

Jairo foi diagnosticado com covid-19 no dia 27 de março e precisou ser internado no mesmo dia. No decorrer do tratamento, ele foi acometido por uma crise aguda de gota (doença inflamatória causada por uma sobrecarga de ácido úrico no sangue – condição que os médicos chamam de hiperuricemia). Isso o impediu de andar por quase 12 dias.

 

Esse impedimento atrasou o processo de alta hospitalar, uma vez que durante o tratamento contra a covid-19, o paciente precisava fazer exercícios, como caminhada, para fortalecer os pulmões. Após tratar a gota, ele pôde retomar as caminhadas e seguir com o tratamento para sua completa recuperação.

 

Jairo e equipe do HRC durante a alta hospitalar após o tratamento contra a covid-19 – Foto: Divulgação/SES-DF

 

Gratidão

 

O dia da tão esperada alta chegou e Jairo pôde, finalmente, voltar para casa. Ele agradeceu toda atenção e os cuidados recebidos durante todo o período em que esteve sob os cuidados da equipe.

 

“O atendimento dos profissionais de saúde do HRC foi primordial para vencer o vírus, pois todos são muito competentes, prestativos, cuidadosos, atenciosos e posso dizer que são até muito carinhosos com nós, pacientes”, considera.

 

A esposa Lídia Domingues de Souza Costa, de 43 anos, é técnica de enfermagem e também demonstrou o sentimento de gratidão com a equipe de profissionais que acompanhou o marido.

 

“Eles conseguiram estabilizar o quadro dele na enfermaria da clínica médica covid e fizeram um trabalho excepcional para evitar que ele fosse para a UTI”, relata.

 

O desenho simbolizando a alta também foi feito por Gabriel – Foto: Divulgação/SES-DF

Gabriel, filho de Jairo que acompanhou todo o tratamento e recuperação do pai, fez questão de ir até o HRC no dia da alta e levar o desenho que fez para aqueles que dedicaram todo cuidado no processo de recuperação do pai.

 

O adolescente desenhou um médico com uma vacina contra a covid-19 em uma das mãos e, na outra, um cilindro de oxigênio, que simboliza a luta dos profissionais de saúde contra o coronavírus.

 

Gabriel fala da gratidão que sente por toda a equipe de intensivistas do Hospital Regional de Ceilândia. “Sem eles, eu poderia ter perdido meu pai e eu não tenho nem palavras para agradecer por tudo que fizeram com ele”, finaliza.