Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/20 às 19h09 - Atualizado em 31/03/20 às 16h19

Força-tarefa contra a dengue continua em mais regiões neste sábado (28)

Visitas serão em Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Santa Maria e Recanto das Emas

 

Além do enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde continua atuando em outras frentes e intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal. Neste sábado (28), as regiões de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Santa Maria e Recanto das Emas receberão as equipes da Vigilância Ambiental para inspeção dos domicílios.

 

A mobilização contará com o trabalho de 215 agentes da Vigilância Ambiental, sendo que 130 deles passaram pela recente capacitação promovida pela Secretaria de Saúde.

 

A operação terá ainda o reforço do Corpo de Bombeiros, que desta vez, atuará com carros de som. O objetivo é conscientizar a população sobre a visita dos agentes e a importância de os moradores permitirem a visita dos profissionais de saúde nas residências.

 

“Esse trabalho de conscientização é importante porque muitas pessoas não estão deixando os agentes entrarem, devido à quarentena. Mas essa vistoria é essencial, e estamos tomando todos os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus”, informou o gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga.

 

De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues, os agentes têm usado máscaras e o acesso aos imóveis tem sido apenas nas áreas externas e não dentro das casas. “Neste sentido, pedimos a colaboração dos moradores, que aproveitem o fato de estarem em casa e façam essa vistoria dentro de seus imóveis, removendo os depósitos que acumulam água”, destacou.

 

Devido ao decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em relação ao coronavírus, a concentração de agentes que normalmente acontecia no início da ação será realizada de forma célere em frente a algumas das administrações regionais. Em alguns casos, as ações já começarão diretamente em campo, com a visita nas residências.

 

CONTRATAÇÃO – Em razão do decreto, houve a necessidade de contratação de agentes de saúde, por processo seletivo. A Vigilância Ambiental recebeu o reforço de mais 335 profissionais. Eles passaram por treinamento teórico e prático. Outros 265 agentes contratados iniciarão o treinamento e em breve estarão nas ruas.

 

“Alguns agentes de Vigilância Ambiental que já estão capacitados pelos chefes de núcleo estarão atuando neste sábado, para reforçar as equipes”, informou Reginaldo Braga.

 

TRABALHO CONTÍNUO – As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, de helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal.

 

Além disso, o carro do fumacê passa nas regiões administrativas todos os dias, durante a madrugada (5h30 às 9h30) e no final do dia (17h30 às 21h30).

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF