Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/14 às 12h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

GDF reforma 30 Unidades Básicas de Saúde

COMPARTILHAR

O intuito é investir na Atenção Primária

Com o objetivo de ampliar a cobertura da Atenção Primária, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu, nos últimos três anos, na reforma de 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS), como centros e postos. Desse total, 28 foram entregues e quatro estão em andamento. Em Brasília, a Atenção Primária inclui a assistência prestada por 60 centros de saúde tradicionais, seis centros que abrigam exclusivamente equipes da ESF, nove Clínicas da Família, 19 postos urbanos, 22 rurais e outros 56 espaços cedidos, alugados ou contratados por meio de comodato utilizados pelo Saúde da Família.

Em 2013, o GDF concluiu e entregou à comunidade a reforma de 10 UBS. São elas: Centros de Saúde (CS) nº 01 e 05 do Gama e UBS Ponte Alta; CS 09 e 10 de Ceilândia; UBS da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante; UBS Engenho Velho e Posto de Saúde Rural (PSR) Córrego do Ouro, em Sobradinho; PSR Rio Preto e PSR São José, em Planaltina.

Ponte Alta
Localizado na DF 290, na zona rural do Gama, o posto de saúde de Ponte Alta foi inaugurado em outubro de 2013 e até dezembro, foram feitos 4.422 atendimentos. A nova unidade, que funciona em um antigo posto fiscal cedido pela Secretaria de Fazenda do DF, passou por reformas na parte elétrica e hidráulica, recebeu pintura e foi adequado para o atendimento da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF).

O posto de saúde de Ponte Alta oferece atendimento à Saúde da Mulher (pré-natal, planejamento familiar, exame preventivo, oficinas para gestantes); atendimento em nutrição e psicologia pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); saúde do adulto; grupo de diabetes e hipertensão; saúde do idoso; atenção integral a saúde da criança (imunização, crescimento e desenvolvimento); Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hanseníase. A unidade, além de exames laboratoriais, também realiza exames de eletrocardiograma, testes rápidos de Sífilis/HIV, dengue e de gravidez.

A unidade conta ainda com consultório para atendimento do médico da família, consultório para atendimento do enfermeiro, sala de acolhimento, sala de espera, farmácia, sala de curativos, sala de vacina e laboratório. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Fercal
Também em outubro do ano passado, o GDF inaugurou a reforma dos Postos de Saúde dos Núcleos Rurais Córrego do Ouro e do Engenho Velho, na região da Fercal, em Sobradinho.

A Unidade do Córrego do Ouro possui área total de 70 metros quadrados e a do Engenho Velho, 544 metros quadrados. Por apresentarem características de atendimento não emergencial, os dois postos funcionam de segunda à sexta-feira, de 8h ao meio-dia e de 13 às 17h. Até dezembro de 2013, foram realizados 1.687 e 3.653 atendimentos nas respectivas unidades.

Os serviços englobam atendimentos à saúde da mulher (atendimento ao pré-natal, planejamento familiar, coleta de Papanicolau, entre outros), saúde da criança (imunização, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e atividades do Programa Saúde na Escola – PSE), saúde do adulto (prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Grupo de tabagismo), saúde do idoso (Grupo de Hipertensos e Diabéticos, Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Prevenção de quedas), Grupo Coluna Saudável, vacinas, entre outros.

No Engenho Velho a comunidade conta com duas equipes de ESF compostas por médico de família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, sendo que uma das equipes conta também com dentista e técnico de saúde bucal, por ser classificada como modalidade saúde bucal I.

A unidade do Córrego do Ouro é composta por uma equipe com médico de família, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, com previsão para odontólogo.

A cobertura do Programa de Saúde da Família na Fercal quadriplicou nesses últimos três anos. Em 2010, o percentual era de 9% e em 2013, saltou para 36%.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226