Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/13 às 21h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

GDF sanciona lei que equipara salários de especialistas em Saúde e enfermeiros

237 técnicos de enfermagem tomam posse na SES/DF

O governador Agnelo Queiroz sancionou o Projeto de Lei 1.761/2013 que contempla servidores do cargo Especialista em Saúde da carreira Assistência Pública à Saúde, nesta quinta-feira (19), no Clube da Saúde. Na ocasião, foram empossados 237 técnicos de enfermagem aprovados em concurso público e nomeados no dia 20 de novembro, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A Lei 1.761/2013 garante a equiparação salarial dos especialistas de nível superior da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) aos enfermeiros. A medida irá beneficiar farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

O GDF também concederá a esses servidores a incorporação integral da Gata (Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa) somada a um percentual de reajuste para setembro de 2014. Também foi conquistada a redução de referências para que os profissionais atinjam o teto da carreira com 18 anos de serviço, prazo que até então era de 25.

De acordo com o secretário-adjunto de Saúde do DF, Elias Miziara, a Lei 1.761/2013 faz um reparo em relação às negociações feitas com os sindicatos dos especialistas. “Essa Lei trouxe um nivelamento, uma isonomia muito grande de salários de acordo com as categorias profissionais. A correção de agora faz correções históricas pendentes há mais de 12 anos e que, nesse momento, o governador conseguiu colocar isso de maneira a contemplar a todos”, comentou.

Técnicos de Enfermagem
Os novos técnicos de enfermagem empossados nesta quinta-feira vão integrar a carreira de assistência pública à Saúde, do quadro de pessoal do DF, serão lotados nas unidades da SES, de acordo com a necessidade. Esta é última posse na área da saúde em 2013.

Com essa nomeação se esgota a lista de aprovados no último concurso de técnico de enfermagem. Ao todo foram contratados 1.238 servidores dessa categoria neste ano. “Os técnicos de enfermagem substituirão os contratos temporários e irão reforçar os serviços de diversas unidades da rede pública de saúde”, disse o governador do DF, Agnelo Queiroz.

O governador informou que foram nomeados 26 mil servidores e que, desse total, 14.052 profissionais foram contratados para a saúde. Agnelo anunciou ainda a realização de concurso público em 2014.

Erika Vaz, 20 anos, empossada como técnica de enfermagem, contou que não esperava ser chamada para o cargo. “Essa nomeação veio num momento muito bom, um presente de Natal. Quero muito colaborar com o atendimento humanizado na rede”, relatou.

O Curso de Acolhimento dos técnicos de enfermagem será realizado nesta sexta-feira (20), no auditório do Edifício Sede da SES/DF, Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), final da Asa Norte. No horário de 8h ao meio-dia para os servidores cuja letra inicial do nome é de A a J e de 14 às 18h, para os nomes que começam de K a Z.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226