Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/15 às 10h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Gestores da Saúde participam de primeira reunião do colegiado

O objetivo é identificar prioridades e pactuar soluções na área

BRASÍLIA (22/4/15) – Subsecretários da Secretaria de Saúde, representantes de sete regionais de saúde, diretoria do Fundo de Saúde, além de representantes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e do Hemocentro participaram, nesta quarta-feira (22), da primeira reunião de colegiado de gestão da pasta.

A finalidade do encontro é identificar e definir prioridades e pactuar soluções para operacionalizar o Sistema Único de Saúde no âmbito do Distrito Federal. A reunião será feita mensalmente e em cada uma delas será discutida uma pauta pré-definida.

“Um dos assuntos que devemos discutir amplamente nestas reuniões será a mudança no modelo de gestão. Tanto o secretário de Saúde quanto o governador de Brasília já apontaram para a necessidade de buscar alternativas”, observou o secretário adjunto de Saúde, Rubens Iglesias, citando que já existem quatro propostas neste sentido: fundação pública de direito privado, participação de escolas públicas na gestão dos serviços, Parceria Público-Privada e Organização Social.

O secretário adjunto reforçou que todos os gestores da Secretaria de Saúde deverão conhecer cada um dos modelos e discuti-los. “Estamos encontrando resistência, mas precisamos encontrar uma alternativa para melhorar o sistema de saúde”, frisou.

PAUTA – O secretário adjunto de Saúde, Rubens Iglesias, também defendeu outros temas que devem fazer parte da pauta das reuniões do colegiado. “O tema planejamento e orçamento ainda é pouco conhecido pelos gestores. Por isso, é importante qualificar os gestores para planejar e mostrar como caminhar com viabilidade”, diz.