Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/14 às 21h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

HRAN abre serviço de ginecologia infantil e Climatério

São 12 atendimentos às terças e quartas-feiras com agenda marcada

 

A Secretaria de Saúde (SES/DF) implanta duas novidades no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Trata-se das especialidades de ginecologia em infanto pulberal e climatério que, desde a última segunda-feira (8), atende meninas e mulheres. São 12 atendimentos às terças e quartas-feiras, com agendamento prévio.

A literatura informa que a idade do climatério compreende entre os 35 e 65 anos mas, nos últimos anos, com as mudanças de hábitos e campanhas de prevenção do governo, estima-se entre 40 e 65 anos. É nesse período que a mulher percebe as alterações metabólicas e endócrinas que vão culminar na menopausa.

As alterações na mulher são percebidas pelas ondas de calor, insônia, irritabilidade, diminuição da libido e até mesmo depressão. “É preciso um acompanhamento adequado nessa fase, por isso elas são avaliadas para saber se o problema poderá ser tratado com Terapia Hormonal ou não”, informou Georgiana Pontes Paulo, ginecologista/obstetra do HRAN.

Mas não só as mulheres foram privilegiadas com as novidades dos serviços em ginecologia do HRAN. Meninas de todas as idades, desde o nascimento, também podem ser acompanhadas em tratamentos típicos da fase infanto pulberal. “Desde o nascimento, o pediatra que acompanha a criança poderá solicitar uma visita ao ginecologista, mas em qualquer idade da fase infantil pode surgir algum tipo de queixa”, disse a ginecologista.

Para conseguir agendar a primeira consulta no HRAN, basta procurar o setor de Matrícula do hospital com o cartão do SUS. Os atendimentos de climatério acontecem às terças-feiras de 8h às 12h. Já para o infanto pulberal, acontece todas as quartas-feiras de 14h às 18h. Nos dois casos são marcados 12 atendimentos por dia.

Serviço:

Endereço HRAN: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 101- Área Especial

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF