Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/19 às 17h01 - Atualizado em 31/05/19 às 17h07

Governo lança Criança Feliz Brasiliense com participação de várias secretarias

COMPARTILHAR

Programa é federal e busca garantir direitos ao público de 0 a 6 anos

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou, nesta sexta-feira (31), o decreto que cria o programa Criança Feliz Brasiliense, uma extensão do programa do Ministério da Cidadania. O ato aconteceu durante o lançamento da Semana do Bebê, que contou com a presença da primeira dama, Mayara Noronha, e de diversos secretários de estado, entre eles, o de Saúde.

 

“Fico muito feliz e tenho prazer em assinar este decreto e incluir o Distrito Federal neste programa nacional de grande importância e que minha esposa havia me relatado que o DF não participava e não se sabia o motivo. Porque não se investe recursos do estado. Todos os recursos são aplicados através do Ministério. Então, não aplicar isso no DF é como se não existisse dificuldade nessa cidade. Existe e são muitas”, destacou o governador. Ele lembrou que os altos índices de desemprego podem refletir nas famílias. “Os pais, desesperados, acabam não transmitindo o carinho que as crianças merecem”, complementou.

 

IMPORTÂNCIA – Para o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, este momento é muito importante para o DF. “A primeira dama teve a sensibilidade de trazer e criar o Criança Feliz Brasiliense, onde todas as crianças, desde a gravidez até os seis anos de vida, e  terão participação especial do GDF, seja em educação, saúde, assistência social, para que essa criança possa estabelecer todos os vínculos de criança feliz e buscando sempre a cidadania”, disse.

 

Segundo a primeira dama, Mayara Noronha, o tema central do Criança Feliz Brasiliense é trazer para o DF a importância de incentivar as famílias, os pais e a sociedade no desenvolvimento das crianças. “Nossas crianças precisam de atenção e é neste momento que temos a oportunidade de implementar políticas e montar o caráter dessas crianças. Elas se tornam mais responsáveis quando os pais, dentro de suas residências, estiverem com condições psicológicas e o emocional bom para passar valores para estas crianças”, frisou.

 

Ao terminar sua fala, a primeira dama entregou para um dos alunos da Escola Classe 1 da Estrutural a camiseta do programa Criança Feliz Brasiliense. Aliás, a plateia estava repleta de pequenos estudantes desta escola e também da Casa de Música do Paranoá, que fez uma apresentação musical com flautas e violinos.

 

PROGRAMA – Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

 

SEMANA DO BEBÊ – O decreto foi assinado no mesmo dia de lançamento da IV Semana do Bebê. O tema desta edição é o Direito ao Abraço, simbolizando o vínculo, o cuidado e a proteção essenciais ao desenvolvimento humano.

 

A Semana do Bebê foi criada pelo Unicef como uma das principais estratégias para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. Desde o ano 2000, é realizada em diversos municípios brasileiros e no DF está na sua quarta edição.

 

No DF, a iniciativa está sendo promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio da sua subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes em parceria com outras secretarias, administrações, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA), Defensoria Pública, Vara da Infância, organizações da sociedade civil e outros importantes atores que atuam na defesa dos direitos da criança.

 

Para celebrar, ocorrerá uma série de eventos, entre os dias 1º e 7 de junho, com a Carreta do Bebê, que percorrerá as cidades que possuem o maior número de crianças no DF. O veículo levará atividades como contadores de história, apresentações artísticas, brincadeiras, pintura de rosto, palestras e oficinas, roda de conversa, ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial.

 

CARREATINHA – Em paralelo, ocorrerá, em outros espaços, diversas outras atividades como audiências públicas, seminários, palestras, exposições, rodas de conversa e outros. Está programada até mesmo uma carreata de carrinhos de bebê no Eixão do Lazer.

 

O fechamento ocorrerá na rampa do Congresso Nacional, onde a Frente Parlamentar da Primeira Infância receberá mamães e crianças num ato que pretende marcar a importância dos primeiros mil dias de vida e de proteção à primeira infância.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF