Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/02/15 às 11h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Grupo de Controle do Tabagismo realiza atendimento em centro de saúde

Programa combate vício ao cigarro 

BRASÍLIA (9/2/15) – Moradores de Samambaia que desejam parar de fumar contam com o auxílio da Secretaria de Saúde. O atendimento especializado é prestado pelo Grupo de Controle do Tabagismo, no Centro de Saúde nº 3 da região administrativa e o serviço é gratuito.

As reuniões ocorrem duas vezes por mês – às segundas-feiras, no período tarde, sempre na primeira e terceira semanas do mês. Em média, são atendidas 15 pessoas por encontro. O trabalho é conduzido por profissionais da Equipe da Estratégia Saúde da Família, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O gerente de Gestão, Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária de Samambaia, Leonardo Pinheiro, destaca a importância desse trabalho. “O programa é muito importante, pois contribui para a prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo, como as doenças cardiovasculares, cânceres em geral, doenças pulmonares crônicas, entre outras”, informa.

Leonardo Pinheiro ainda ressalta que os benefícios da decisão de parar de fumar alcançam também os que não fumam diretamente. “O benefício não é só para o fumante, mas também para os chamados fumantes passivos, que são aqueles que fazem parte do convívio diário de quem faz o uso do cigarro”, alerta.

O atendimento é realizado por meio de demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, com oferta de tratamento terapêutico e, conforme o caso, se necessário, medicamentoso.

O interessado que reside na área de abrangência do centro de saúde pode procurar a unidade para obter mais informações sobre do grupo. Em breve, o serviço estará disponível também em outras unidades de Samambaia que já dispõem de profissionais capacitados.

Tratamento – Durante as reuniões, o paciente passa por uma avaliação, a fim de identificar o grau de dependência em relação ao cigarro e para traçar um plano terapêutico individual. O tratamento é realizado durante as sessões em grupo, em que é trabalhado o cognitivo-comportamental e, conforme a indicação de cada paciente e se for necessário, com prescrição de medicação. No caso da medicação, a finalidade é reduzir os sintomas de abstinência à nicotina.

O paciente é acompanhado por aproximadamente quatro semanas. Após esse período, para evitar recaídas, ele continuará recebendo as orientações e o apoio do grupo.

Programa de Controle do Tabagismo da SES – A Secretaria de Saúde do DF conta, atualmente, com o apoio de 68 centros de referência com profissionais capacitados para o tratamento de tabagismo. O Programa de Controle do Tabagismo desenvolve frequentemente ações e campanhas de prevenção e de controle para mobilizar a população sobre os malefícios do cigarro.

As informações sobre o programa e a relação dos centros de referência no DF estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde, por meio do endereço: http://www.saude.df.gov.br/programas/285-controle-do-tabagismo.html ou também pelo telefone 3346-5770.