Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/14 às 21h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Grupo Risadinha alegra crianças internadas no HRAN

Projeto criou a Ação Pelo Riso e Pela Saúde

O Hospital Regional da Asa Norte recebeu, nesta sexta-feira (27), uma visita dos palhaços do Projeto Risadinha. Os atores animaram a pediatria, a ala de queimados e o Pronto Socorro do hospital, confraternizando com pacientes, médicos e enfermeiros.

A pediatra do HRAN, Elizabeth Paranhos, aprova a iniciativa do grupo Risadinha. “É um trabalho bacana, alegra o ambiente do hospital, que é sempre complicado. Já está provado que rir é o melhor remédio, pois libera endorfina e relaxa”, explica a médica.

A palhaça Juliana Meneses fala sobre a satisfação desse tipo de trabalho. “Nós vamos aos hospitais com frequencia, e acabamos nos familiarizando com alguns pacientes que ficam mais tempo aqui. É bacana acompanhar o desenvolvimento das pessoas, e dar um pouco de alegria a elas“. 

A técnica de enfermagem Manoela Soares também se diverte com o grupo. “Nós acabamos entrando no clima também, nos ajuda a trabalhar melhor e alivia o sofrimento das crianças.”

Projeto Risadinha

O Risadinha – Uma Ação Pelo Riso e Pela Saúde começou em 1998, fundado pelo auxiliar de enfermagem Denis Camargo. A motivação para a criação do projeto foi o intuito de levar a figura do palhaço e sua expressão artística para o ambiente hospitalar.

O grupo se sustenta por patrocínios e conta com oito palhaços, uma diretora artística e um preparador musical. “Somos todos atores profissionais formados em artes cênicas, e treinamos nossas performances pelo menos uma vez por semana”, explica Juliana Meneses.

Atualmente, o projeto procura mudar o nome. Para isso, está realizando um concurso por meio de sua página na internet. “Nós achamos que ‘Risadinha’ não condiz com nosso status, pois somos grandes palhaços”, brinca Gustavo Reinecken, outro artista do grupo.

Para participar do concurso e obter mais informações sobre o Projeto, basta acessar a página do grupo:

https://www.facebook.com/pages/Grupo-Risadinha-DF/410560905675247

Paulo Cronemberger, Agência Saúde DF