Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/10/13 às 19h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

HBDF recebe consultoria de excelência

COMPARTILHAR

Melhorias na qualidade e padrão no atendimento fazem parte das metas


O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebe durante esta semana visitas de especialistas do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, e de representantes do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – da Joint Commission International (JCI) no Brasil.

Além do HBDF, foram escolhidos pelo Ministério da Saúde os Hospitais Barão de Lucena e Getúlio Vargas, em Recife, Hospital Universitário Professor Edgar Santos, em Salvador, Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte e Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. A seleção das seis unidades foi feita de acordo com os critérios de necessidade, número de leitos e quantidade de demanda.

A busca pelo aperfeiçoamento, a padronização na estrutura organizacional e no atendimento ao usuário são os objetivos do programa. Essa padronização está ligada a atividades como: prontuários, procedimentos clínicos, materiais hospitalares, uso de equipamentos, limpeza, resíduos, cuidados com pacientes, medicamentos e higienização. Esses métodos deverão ser programados por metodologia reconhecida internacionalmente e colocados na prática diária do Hospital.

Desde janeiro de 2012, o HBDF tem recebido consultorias dos Hospitais de Excelência e do CBA, com a meta de instituir junto aos gestores e profissionais da unidade parâmetros internacionais de bom atendimento, qualidade e segurança na saúde.
“O importante, na busca pela excelência, é persistência. E quem faz as mudanças e melhorias são os profissionais empenhados. Fazemos as visitas, orientamos, apoiamos pela busca na qualidade e segurança e todos os servidores devem se envolver”, afirma a médica consultora do CBA, Maria Theresa Abs da Cruz.
É essa integração que o diretor do hospital, Julival Ribeiro, espera. “Desejamos que cada vez mais os profissionais de nossa unidade se capacitem em busca dessa excelência, que com certeza se refletirá no nosso atendimento”, destaca.

Para a supervisora de projetos do Hospital Oswaldo Cruz, Nídia Souza, há a necessidade de se trabalhar cada vez mais na segurança do paciente e dos profissionais. “Com a melhoria no segurança, conseguimos mais qualidade no atendimento em todo o seu complexo e com isso a organização consegue ser exemplo de excelência”, acrescenta.

Todas as unidades do hospital serão visitadas, incluindo pronto-socorro, UTI´s, prédio de internação, lavanderia, ambulatórios, elevadores, sala de resíduos, entre outros. O Escritório de Qualidade e Segurança do HBDF também participa da visita para gerenciar e apoiar as atividades de implementação.

Alessandra Franco