Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/14 às 20h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hospital de Base ganha três novos elevadores

Facilidade de acesso para os pacientes

Depois de 54 anos em atividade, os elevadores do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) estão sendo trocados por equipamentos modernos e muito mais rápidos. Três novos elevadores, que obedecem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de acessibilidade e são sustentáveis, começaram a funcionar nesta sexta-feira (23) na portaria central para acesso a pacientes internados.

A substituição dos elevadores é um avanço importante para diminuir o tempo de espera dos pacientes, além de proporcionar economia. “Os que estão sendo desmontados para serem retirados têm mais de 50 anos de uso e vivem quebrando. O gasto com a manutenção necessária dos atuais equipamentos praticamente desaparecerá”, salientou a diretora administrativa do HBDF, Maria Aurilene Gonçalves.

O processo de troca começou no dia 10 de fevereiro e mais nove elevadores estão sendo aguardados. Entre eles o do pronto socorro que dá acesso ao centro cirúrgico e à UTI e os outros elevadores sociais e de carga para transporte de equipamentos, matérias e expurgos. “Uma obra bem planejada, que deve durar pelo menos seis meses para ser concluída”, disse a diretora.

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) as obras de substituição dos 12 elevadores no HBDF foram licitadas no valor de R$ 6,3 milhões, conforme orientações do Tribunal de Contas do DF.

Bianca Lima, da Agência Saúde DF