Governo do Distrito Federal
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6/05/14 às 16h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HBDF produz cartilha sobre direitos dos usuários

Informações sobre direitos e deveres dos pacientes e servidores

A direção do Hospital de Base do Distrito Federal – HBDF, juntamente com o Escritório de Qualidade e Segurança do Hospital, confeccionou uma cartilha de orientação para os pacientes e servidores da Unidade. Inicialmente, uma média de 200 mil cartilhas foram impressas. O Serviço de Emergência e o Ambulatório do hospital realizam mais de 400 mil consultas por ano.

O material criado contém informações sobre direitos e deveres dos pacientes e servidores, regras e normas do Hospital, horários de visita e refeições para pacientes internados, direitos e deveres dos acompanhantes, entre outras orientações.

O principal intuito da cartilha é possibilitar uma melhor comunicação entre pacientes e servidores do Hospital. O paciente será a parte mais beneficiada, uma vez que passará a ser melhor orientado sobre sua conduta dentro do Hospital.

De acordo com a especialista em saúde do Escritório de Qualidade e Segurança do HBDF, Mônica Campos, o material é uma forma de fazer com que o paciente conheça e exija seus direitos na hora do atendimento e durante a internação no Hospital. “A cartilha é dividida em capítulos, impressa e entregue na mão de cada paciente que efetuar entrada no HBDF”.

Por Bianca Lima, da Agência Saúde DF