Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/19 às 14h22 - Atualizado em 21/11/19 às 14h50

Hemocentro celebra o II Quality Day

Instituição completa 41 anos em 2019

 

A Fundação Hemocentro de Brasília celebrou, nessa quarta-feira (21), o II Quality Day. O evento reuniu servidores e gestores para comemorar e reconhecer as ações que fazem da instituição uma referência em serviços de alta qualidade. São 12 anos do Sistema de Qualidade de Gestão e sete da obtenção da primeira certificação com o ISO 9001.

 

“O dia de hoje é para celebrarmos a consolidação da qualidade nos nossos processos de trabalho, que vão além das atividades do ciclo produtivo de sangue. O nosso desafio estratégico é de ampliar o escopo da certificação ISO 9001 para as áreas de suporte”, destaca a diretora-presidente do Hemocentro, Bárbara Simões.

 

A fundação é a única instituição da rede certificada com o Selo de Qualidade ISO 9001. Ele foi obtido pela primeira vez em 2012 e contemplou o ciclo do sangue. Em 2017, houve ampliação do escopo da certificação, que passou a abranger os laboratórios de Hemostasia e Imuno-hematologia, bem como o Banco de Células de Medula Óssea. Em 2018, o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias e a Ouvidoria do órgão também alcançaram a certificação ISO 9001.

 

COMEMORAÇÃO – A Fundação Hemocentro do Distrito Federal completa 41 anos de atividades em 2019 e tem buscado, diariamente, melhorias que ampliem a qualidade e a prestação dos serviços à população.

 

“O grande propósito do sistema de qualidade é o paciente, então, gerar valor com o tema de qualidade faz parte da missão do Hemocentro. O serviço de qualidade é natural e cultural no Hemocentro. A relevância do evento é mostrar para os servidores que eles fazem parte da história. São as pessoas que contribuem e mantêm o diferencial do Hemocentro”, ressalta a chefe da Garantia de Qualidade, Paola Sobral.

 

O evento contou com palestras sobre a convergência da qualidade e a gestão de riscos, a relação do tema com a comunicação e o impacto da qualidade na experiência do usuário. A aplicação da metodologia Lean na saúde para geração de valor ao cliente também foi discutida entre os participantes.

 

A DATA – O Quality Day é celebrado mundialmente e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em 1990, com o propósito de enfatizar a relevância do tema como ferramenta estratégica dentro das organizações.

 

A cada ano um tema é abordado, cuja inspiração é advinda do Chartered Quality Institute (CQI), instituição mundialmente reconhecida pelo pioneirismo na promoção da qualidade. Em 2019, o tema é “100 anos de qualidade”, celebrando o marco que destaca as primeiras iniciativas formais e sistemáticas em Gestão da Qualidade.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF