Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/05/14 às 13h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hemocentro em busca da manutenção da certificação ISO

FHB é o único órgão público de saúde do DF a ter certificação

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) acaba de dar as boas vindas aos auditores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, durante três dias (5 a 7) verificarão os procedimentos adotados pela instituição, com o objetivo de confirmar ou não a manutenção da certificação ISO, concedida pela ABNT em maio de 2012 para o Sistema de Gestão da Qualidade do Ciclo do Sangue, fazendo da FHB o único órgão público de saúde do Distrito Federal a ter tal certificação.

A diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares fez questão de apresentar aos auditores todos os integrantes do Colegiado Gestor da instituição e falou sobre a importância das auditorias. “Aqui no Hemocentro recebemos auditorias de várias instituições como da Vigilância Sanitária do DF e da ANVISA, da Coordenação Geral de Sangue do MS, da Associação Americana de Hematologia e Hemoterapia e a de vocês. Cada uma delas tem um olhar diferente e são complementares. Essas auditorias levam a um aprendizado constante contribuindo assim para o alcance da excelência em nossos processos de trabalho”, diz a diretora-presidente.

Beatriz acrescenta “a manutenção da Certificação ISO é muito importante, pois significa que existe uma relação de confiança entre a organização certificadora (ABNT) e a Fundação Hemocentro de Brasília e que há cumprimento dos requisitos da Norma bem como na melhoria de nossos processos, que devem ser continuamente revistos e aprimorados”, ressaltou ela.

Histórico da Certificação ISO

Para quem não sabe, o Hemocentro de Brasília recebeu o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade para o Ciclo do Sangue da FHB que tem validade de três anos, sendo que anualmente são realizadas as auditorias de manutenção.

Em 2013 a ABNT manteve a certificação para a instituição e agora está enviando novamente seus auditores que verificarão se a Fundação Hemocentro de Brasília está dando continuidade do cumprimento dos requisitos da Norma ISO para manter a certificação.