Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/15 às 13h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hemocentro precisa de doações de sangue

COMPARTILHAR

Estoque diminuiu e pode faltar sangue do tipo O-

BRASÍLIA (17/8/15) – A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) precisa de reforço de doares de sangue. Os estoques estão baixos, principalmente do tipo “O” negativo. Neste período de seca e frio, as doações voluntárias diminuíram e a demanda por derivados e componentes de sangue tradicionalmente aumenta.

O Hemocentro abastece hospitais públicos e privados conveniados do Distrito Federal com hemoderivados e hemocomponentes. Todos os tipos de sangue são bem-vindos, porém os tipos negativos são os mais raros, especialmente, o tipo “O” negativo, considerado “doador universal”.

Para doar sangue, dentre outros requisitos, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal ou apresentando autorização reconhecida em cartório); e apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Também é necessário ter se alimentado normalmente (sem alimentos gordurosos tais como leite integral e frituras); não ter ingerido bebida alcoólica e nem ter praticado atividade física nas últimas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar duas horas antes.

SERVIÇO
Hemocentro
Funcionamento: segunda-feira a sábado, 7h às 18h
Endereço: SMHN Q 3 Conjunto A – Bloco 3 – Asa Norte Brasília – DF
Agendamento: Telefone: 160 opção 2
Mais informações: www.fhb.df.gov.br