Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/13 às 19h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Hemocentro precisa de todos os tipos de sangue

COMPARTILHAR

Funcionamento normal sexta-feira e sábado


A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) precisa de doações de todos os tipos de sangue para reposição dos estoques, que estão baixos devido ao aumento da demanda por parte dos hospitais públicos e privados do Distrito Federal.

O doador que não vai viajar pode aproveitar o feriado prolongado para ir ao Hemocentro, que funcionará normalmente nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º), das 7h às 18h. o Hemocentro fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, conjunto A, bloco 3, perto do Hran.

Durante todo o ano a FHB necessita diariamente de 250 candidatos à doação de sangue, para manter os estoques em níveis estratégicos. A chefe do Ciclo do Doador/FHB, Ana Rita de Carvalho, lembra que os doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e as mulheres até três vezes.

“Estamos sempre lembrando a importância de doar. Com isso, se tornam nossos doadores fidelizados que nos ajudam todo o ano a manter nossos estoques e prestar apoio aos hospitais”, afirma Ana Rita.

A gerente ressalta também que os hemocomponentes têm prazo de validade (as plaquetas, por exemplo duram cinco dias) e por isso as doações precisam ser feitas com regularidade. Quem quiser tirar dúvidas sobre doação de sangue pode consultar o site www.hemocentro.df.gov.br ou ligar no Disque-Saúde – 160, opção 2.

Quem pode doar:
Doadores em bom estado de saúde, com idade entre 16 e 67 anos e peso acima de 50 kg. No ato do cadastro é necessário apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional.

Agende sua doação pelo telefone 160, opção 2. Sua presença é muito importante e salva vidas.