Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/15 às 10h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hemocentro promove o 1º Encontro dos Doadores Fenotipados

COMPARTILHAR

O evento será realizado nesta sexta-feira (24)

BRASÍLIA (24/4/15) – Cerca de 160 doadores de sangue, convidados e servidores da Fundação Hemocentro de Brasilia (FHB) se reunirão no auditório da instituição para participar do 1º Encontro de Doadores Fenotipados (para transfusões específicas), que será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 9h30min.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Captação, Registro e Orientação (NUCRO) e do Laboratório de Imuno-hematologia, ambos da FHB. O objetivo do encontro é esclarecer a importância de ser um doador fenotipado e ressaltar a importância desse ato para salvar vidas. É uma forma também de reconhecimento da FHB pelo gesto de amor destes doadores, que além de doarem espontaneamente, são também chamados a doar quando seu tipo específico de sangue é necessário a algum paciente.

O que é um doador fenotipado?
É um tipo de doador no qual são pesquisados outros grupos sanguíneos além do ABO e Rh. Isto significa que, além de saber se o doador é A, B, AB ou O (com Rh + ou -), também é realizado um exame mais aprofundado do Rh e de outros subgrupos sanguíneos. Este exame é chamado de fenotipagem. O Hemocentro já possui em seu cadastro 3,5 mil doadores fenotipados.

Quem precisa receber este sangue?
Pacientes com doenças hematológicas (doenças do sangue) que necessitem de várias transfusões de sangue ao longo da vida. Neste grupo destacam-se as pessoas com Doença Falciforme e Talassemia (anemias de origem genética), dentre outras.

Como fazer para ser incluído no programa de fenotipagem?
Para ser inserido neste programa, é necessário que o doador tenha no mínimo três doações recentes de sangue total no Hemocentro e pelo menos uma nos últimos 12 meses. Os doadores que estiverem dentro destes critérios poderão ser incluídos no programa de doação fenotipada e receberão ligações do Hemocentro para uma nova doação, quando houver algum paciente que necessite do tipo específico de sangue.

Programação
9h30min: Credenciamento
10h: “O que é fenotipagem?” – Drª Franciele Amaral (FHB)
10h40min: Intervalo
11h: “Doadores Fenotipados da FHB” – Lauciene Montalvão (FHB)
11h30min: Encerramento

Mais informações:
www.fhb.df.gov.br ou Disque 160, opção 2.
Endereço: SMHN Quadra 3 – Conjunto A – Bloco 3 – Asa Norte Brasília – DF