Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/10/21 às 9h38 - Atualizado em 28/10/21 às 10h52

Heróis da Saúde são homenageados na exposição CASACOR

A mostra conta com 24 imagens produzidas pelo fotógrafo Breno Esaki para a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

Dias desafiadores e de entrega. Assim tem sido a rotina de muitas categorias profissionais que não puderam parar durante a pandemia. Entre eles, profissionais da saúde, catadores de lixo, bombeiros, motoristas de ônibus e tantos outros que trabalharam arduamente mesmo diante das incertezas, do medo e dos riscos trazidos pelo período.

 

Exposição conta com imagens captadas pelo fotógrafo Breno Esaki a serviço da Ascom/SES-DF – Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

Como forma de reconhecer esse relevante trabalho prestado à sociedade, a 29ª edição do CASACOR Brasília traz uma exposição para homenagear esses profissionais. A Galeria Heróis Invisíveis BRB conta com 24 imagens em preto e branco cedidas pelo fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (Ascom/SES-DF), Breno Esaki.

 

A estrutura do espaço-tributo é composta de andaimes em estruturas metálicas que marcam o conceito do projeto artístico – reconstrução – e está localizada na entrada da CASACOR. São registros emocionantes que retratam o que foi e ainda é vivenciar uma pandemia na linha de frente.

 

Na pandemia de covid-19, os profissionais da saúde foram os verdadeiros heróis – Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

A concepção da instalação de arte de 310 m² ficou a cargo dos arquitetos Lilian e Eduardo Sainz, da Sainz Arquitetura. Segundo uma das sócias da CASACOR Brasília, Moema Leão, a ideia era surpreender e sensibilizar as pessoas. “A ideia trazida por eles foi prestar uma homenagem aos heróis invisíveis desse período da pandemia. As fotos estão fantásticas. É muito importante falar disso, mostrar a luta desses profissionais. É muito merecida essa visibilidade. Vale a pena ver, está muito bonito”, destaca.

 

Mostra retrata as imagens que marcaram a pandemia sob o olhar do fotógrafo Breno Esaki – Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

A curadoria das fotos foi realizada pelos arquitetos Lilian e Eduardo, e pelo fotógrafo Breno. “Viver e retratar a pandemia de perto foi desafiador. Foi uma honra documentar a dor e a luta desses profissionais que arriscaram a vida para cuidar das pessoas que amamos. Esse é o papel da fotografia, contar as histórias do que muitas vezes não é visto. A exposição Heróis Invisíveis veio como forma de gratidão e reconhecimento aos protagonistas desse momento trágico e histórico”, compartilha Breno.

 

Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

 

Sobre a exposição

 

O tema da mostra nasce, segundo seus idealizadores, do encontro de vários conceitos. “Um deles é de reconstrução. O outro de reforma. O terceiro de que estamos todos juntos dentro da mesma história”, revela Eduardo.

 

Foto: Sandro Araujo/Agência Saúde-DF

 

CASACOR Brasília

Quando: 26 de outubro a 12 de dezembro
Onde: 904 sul (antiga sede da Companhia Energética de Brasília – CEB).
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 15h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h.

É preciso fazer agendamento prévio para visita. Cada visitante tem 2h30 para conferir a mostra.

Mais detalhes no site CASACOR.

 

Com informações da CASACOR Brasília