Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/14 às 11h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HMIB faz ação educativa sobre pressão arterial

COMPARTILHAR

Público alvo em 2014 será os servidores da saúde

Nessa sexta-feira, 25 de abril, o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) realizará ação educativa com os servidores para marcar o dia nacional de prevenção e combate a hipertensão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, afetando 600 milhões de pessoas no mundo.

A programação começará às 8h com aulas de automassagem, dança e apresentações musicais. O evento também contará com equipes de enfermagem e nutrição que irão auferir a pressão, medir circunferência abdominal e levantar fatores de risco cardiovascular.

Segundo a coordenadora do programa de hipertensão da regional sul, Miriam Menescal, o foco da ação será a sensibilização dos servidores em relação aos fatores de risco que desencadeiam a hipertensão arterial.

“Muitos trabalhadores da saúde se esquecem de cuidar de si ou não têm tempo de fazer um procedimento simples que é aferir a pressão. Por isso, este ano concentramos os esforços para atender essa demanda”, relata Miriam

A ação irá além e contará com o apoio do Núcleo de Medicina do Trabalho para fazer um levantamento do número de servidores no HMIB que possuem hipertensão ou que apresentam fatores de risco como diabetes, colesterol alto e tabagismo.

“Esse levantamento será a base para criar, futuramente, um novo serviço de prevenção de doenças crônicas voltado especificamente para os servidores”, finaliza Miriam.

Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF