Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/14 às 18h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HMIB inaugura sala de cirurgia neonatal

COMPARTILHAR

Novo ambiente qualifica a assistência a recém-nascidos

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) inaugurou, nesta semana, uma sala específica para cirurgia neonatal. O novo ambiente dentro do Centro Obstétrico oferece equipamentos modernos, equipe multidisciplinar e maior proximidade à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

De acordo com a Coordenadora Geral de Saúde da Regional Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, a sala foi criada para atender recém-nascidos de alto risco e reduzir o tempo e a distância de deslocamento do paciente para realização do ato cirúrgico.

“O hospital é reconhecido por ser referência no atendimento de casos de alta complexidade na área neonatal e pediátrica, por isso, aprimoramos o ambiente cirúrgico para atender principalmente pacientes muito frágeis como os recém-nascidos”, explica Roselle.

“Foi uma grande conquista para os cirurgiões pediátricos e neonatologistas. Para esses pacientes tão pequenos cada segundo é decisivo para sua sobrevivência”, relata o chefe da cirurgia pediátrica, Paulo Lassance.

Para a realização das cirurgias, o hospital disponibiliza equipamentos de ponta como a ecografia 4D utilizada pela medicinal fetal, máquinas de anestesia de alta precisão, ecocardiograma portátil, sistema de óxido nítrico e suporte da equipe composta por obstetras, neonatologistas, anestesistas e de enfermagem, durante todo o processo.

Ana Luiza Greca da Cunha, da Agência Saúde DF