Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/16 às 19h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Hmib promove Jornada de Médicos Residentes

Evento traz apresentações de trabalhos de conclusão de curso e palestras

BRASÍLIA (19/2/16) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) promoveu, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), a XVI Jornada dos Médicos Residentes da unidade. Além de apresentar os melhores trabalhos de conclusão de curso, o evento promove palestras com temáticas voltadas à atuação médica.

A abertura do evento aconteceu na noite desta quinta-feira e contou com a presença do secretário de Saúde, Fábio Gondim. Na ocasião, ele falou da reestruturação da pasta, das mudanças que estão sendo feitas para sobrar recursos e da importância da regularização da situação dos docentes da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Os residentes presentes puderam assistir à palestra sobre as alterações no esquema de vacinas feitas pelo Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (19), foram abordados náuseas e vômitos na pediatria e o uso de ácido fólico no período periconcepcional.

RESIDÊNCIA – Atualmente, a Secretaria de Saúde tem 847 médicos residentes. Destes, 74 estão no Hmib, que oferece residência médica em 10 especialidades. Para este ano, foram oferecidas 53 vagas de residência na unidade.

A residência médica é oferecida no Hmib desde 1967. A unidade conseguiu a certificação como Hospital de Ensino em 2008. A unidade é a única do DF a oferecer a especialização em infectologia pediátrica.