Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/14 às 11h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

HMIB promove ludoterapia na Clínica Cirúrgica

COMPARTILHAR

Projeto ajuda na recuperação das crianças internadas

Profissionais de saúde da unidade de Cirurgia Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) iniciaram, na quinta-feira (13), um projeto de ludoterapia para crianças internadas.

A artista plástica, Márcia Luiza Baptista, em parceria com a equipe de enfermagem e residentes da Cirurgia Pediátrica, além das psicólogas do Núcleo de Atendimento Terapeútico (NAT), fez do parquinho do hospital um palco de pinturas, colagens, brincadeiras e música que animaram a manhã dos 20 pacientes que participaram da oficina. O evento acontecerá uma vez por semana e contará sempre com um novo voluntário.

“O projeto era um sonho antigo. Queríamos trabalhar com as crianças sem ficar focado tanto na doença, pois acreditamos que o brincar ajuda na recuperação dos pacientes que já passaram pela cirurgia”, comenta o enfermeiro e idealizador do projeto, Mauricio Baptista.

Segundo a psicóloga, Carolina Leão, o brincar faz parte do desenvolvimento da criança. O ambiente hospitalar muitas vezes não proporciona o contato com o mundo infantil, o que pode causar tristeza, apatia e estresse.

“Além da oficina, aproveitamos para explicar aos pais as regras do hospital e tirar dúvidas sobre doenças e tratamentos. Foi importante tudo acontecer fora do quarto do hospital, pois o ambiente diferente e o entrosamento da equipe transformaram o evento em uma grande festa”, concluí Carol.

O paciente Lucas Alexandre de Oliveira, 10 anos, gostou de participar das brincadeiras. Ele realizou uma cirurgia de apendicite e esta internada há dois dias para se recuperar.

“Eu adorei participar porque me distraiu. Brinquei de bola, pintei e ouvi música. Acho que esses encontros têm que acontecer sempre”, disse o menino.

Para ser voluntário o interessado deve ligar para o telefone 3445-7622 para falar com o enfermeiro Maurício e agendar o dia da oficina pretendida.

Por Ana Luiza Greca e Ludmila Mendonça da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226