Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/13 às 19h29 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Homenagens à mulher nas regionais de saúde

COMPARTILHAR

Atendimento médico, cuidados com a beleza e lazer

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será lembrado nos centros de saúde e hospitais  da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ao longo da semana, com a realização de diversas atividades. Confira a programação das homenagens à mulher em algumas regionais de saúde.

Gama

A equipe 13 da Estratégia Saúde da Família, do centro de saúde nº 01 do Gama, vai comemorar o Dia Internacional da Mulher na quarta-feira (06), no período da manhã, no salão comunitário da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Praça 04 do Setor Oeste. Haverá atividade de yoga, dança cigana e contadores de história.

Já no centro de saúde nº 04 do Gama, a comemoração será sexta-feira (08), com uma ação comunitária na área externa da unidade, no período da manhã. Serão distribuídos informativos referentes a prevenção do câncer de mama, colo uterino, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Ais) e planejamento familiar.

No dia 09, sábado, estão programadas homenagens à mulher no centro de saúde nº 09 do Gama. As atividades, com a participação do 9º Batalhão da Polícia Militar, serão desenvolvidas no espaço Ação Social João XXIII, localizado na entrequadra 7/9, no Setor Leste. No período da tarde, serão realizadas oficinas sobre planejamento familiar, câncer de colo de útero e de mama.

Também como parte das homenagens à mulher, no dia 08 de março a Carreta da Mulher atenderá no Presídio Feminino do Gama. A partir do dia 11 até o dia 29 ficará estacionada no centro comunitário do Setor Oeste.

A Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde e as Coordenações dos Programas e Políticas da Regional do Gama, promoverão no dia 08 (sexta –feira) a I Feira de Saúde da Mulher , no Centro Olímpico, das 8h às 12h e de 14 ás 17h. serão montados estandes para aferição de pressão arterial, diabetes, testes preconizados pela Rede Cegonha, práticas corporais, cuidados femininos com foco na prevenção do câncer de colo uterino, de mama e cuidados na gestação, cuidados infantis com ênfase para prevenção de acidentes, higiene corporal, aleitamento materno, vacinação e noções básicas de cuidados a criança doente. Também serão distribuídos panfletos educativos e apresentados vídeos. 

Já a unidade de internação em clínicas médicas do HRG promove até sexta-feira, atividades voltadas para as pacientes. O objetivo é melhorar a auto estima das mulheres internadas e proporcionar momentos de lazer no ambiente hospitalar. Nesta quarta-feira (06) as pacientes terão o dia da beleza, para cuidar da pele e dos cabelos. Às 10h30 poderão assistir a palestra sobre o auto exame de mama. Na quinta-feira (07) serão distribuídos folhetos educativos para pacientes, acompanhantes e visitantes. A programação acaba sexta-feira, com palestra sobre hipertensão arterial.

Samambaia

Em Samambaia o Dia Internacional da Mulher será dedicado a cuidados com a beleza e saúde das servidoras da Regional de saúde. Nesta sexta-feira (08) serão oferecidos exames de mamografia, ecografia transvaginal e oficina de automaquiagem.

Em uma tenda que será montada no Hospital Regional de Samambaia – HRSAM – serão disponibilizadas 50 vagas para oficina de maquiagem, distribuídas em duas turmas, das 10h às 12h e das 15h às 17h. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS, no endereço: hrsamneps@gmail.com.

Exames de mamografia e ecografia transvaginal serão feitos na radiologia do hospital. Serão 30 vagas para cada procedimento, sendo 15 realizados pela manhã, por ordem de chegada, das 7h às 12h e outros 15 à tarde, das 13h às 17h. Para a mamografia é preciso que a servidora tenha acima de 40 anos. Os resultados serão avaliados em consulta na semana seguinte ao procedimento.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3458-9889.

Taguatinga

Os Profissionais do centro de saúde nº 07 de Taguatinga, na QNM 38, Área Especial nº 10, prepararam uma programação especial para o dia 08 de março. Ao longo do dia, além dos atendimentos normais, serão desenvolvidas atividades com o objetivo de incentivar as mulheres a cuidar da saúde.
Uma das ações previstas é o mutirão de citologia. Também estão previstas palestras sobre a saúde da mulher, atualização dos cartões de vacinas, além de atividades de lazer. Toda programação é aberta às moradoras da região.

Confira a programação: 

Manhã
07h30 – Recepção, informativos e entrega de números para sorteios de brindes.
Corredores – Vacina, Coffee Break e salão de beleza.

Sala de Reunião
8h – 1ª Palestra
Tema: Mulheres Poderosas.
Palestrante com a nutricionista Tatianna Coelho Vasconcelos

10h – Vídeo em Homenagem ao Dia da Mulher.

10h30 – 2ªPalestra
Tema: Auto Maquiagem.
Palestrante Convidada: Vanuza Cruz da Silva – Consultora da Mary Key

Lazer no estacionamento
07h30 às 8h30 – Automassagem com as professoras Vera e Felícia
9h às 10h – Show musical com Gabriel e Banda
10h às 11h – Roda de terapia comunitária.

Corredores do posto
Vacina, limpeza facial, maquiagem, corte e escova de cabelos.

Tarde
Sala de reunião
14h às 15h20 – 1ª Palestra
Tema: Aplicação da Lei Maria da Penha e as ações da Subsecretaria de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
Palestrante Convidada: Silvana Matilde – Subsecretária da Secretaria da Mulher.

15h20 às 16h – 2ª Palestra
Tema: Menos pausa, mais energia.
Palestrante Convidado: Luiz Carlos Taveira de Matos -Farmacêutico Homeopata.

Lazer no estacionamento
14h às 15h – Atividade: JUMP – Professor Márcio/Academia Simetria
15h30 às 17h – Roda de Capoterapia – Mestre Cosmim e equipe. 

Corredores
Degustação de sucos e chás
Salão de Beleza

Encerramento – Vídeo em homenagem à mulher, entrega de lembrancinhas e sorteio de brindes. 

Asa Norte

A Administração do Centro de Saúde nº 11, localizado na 905 Norte, promoverá uma manhã musical, nesta sexta-feira (8), a partir das 8h30. Pacientes e servidoras vão participar da confraternização, ao som da MPB do violinista Marcelo Sales. 

Segundo a chefe do Núcleo de Apoio Operacional do CSB 11, Núria Débora, o Dia Internacional da Mulher “é uma data importante para todas mulheres que desempenham um papel importante na sociedade. As conquistas dentro da família e no trabalho têm mostrado que as mulheres representam a pedra fundamental na organização de um mundo melhor”, destaca. 

No Centro de Saúde n 10, na QI 03, Área Especial do Lago Norte, cerca de 30 mulheres participam de uma confraternização nesta sexta-feira (8). A administração do centro de saúde promoverá uma manhã musical seguida de recitação de poesias e distribuição de bombons.

São Sebastião

Homenagens à mulher também na Coordenação Regional de Saúde de São Sebastião. Durante todo o dia serão entregues mil 1000 rosas para pacientes e servidoras.

Guará

No Hospital Regional do Guará as homenagens às servidoras começam às 9h,  horas, no auditório, com palestra sobre Prevenção e Procedimentos em casos de violência contra a mulher. Em seguida, haverá ações com apoio de empresas parceiras, para incentivar  o autocuidado, exposição de produtos nutricionais, oficina de beleza e importância da atividade física. Também serão distribuídas  lembrancinhas e folhetos dedicados ao público feminino.

Núcleo Bandeirante

As mulheres com idade entre 25 a 64 anos, com vida sexual ativa, são o foco da prevenção do câncer do colo do útero que será promovida pelo Centro de Saúde 02 do Núcleo Bandeirante, nesta sexta-feira (8). A iniciativa faz parte da Campanha “Eu me Cuido” da Secretaria de Saúde.

O objetivo é principalmente acolher a demanda de mulheres que não estejam inseridas no atendimento do Centro de Saúde, nunca fizeram exame preventivo de câncer do colo ou fizeram o último exame há mais de três anos.

No CS 02 do Núcleo Bandeirante serão atendidas as moradoras da cidade e do Park Way, de 8h às 17h. Inicialmente a paciente receberá uma senha e depois passará por uma triagem, já que para poder fazer o exame de lâmina (Papanicolau) é preciso ter evitado relações sexuais nos últimos dois dias e não estar no período menstrual.

Toda a região Centro Sul de Saúde, que inclui os centros de saúde da Asa Sul, Lago Sul, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Vargem Bonita (Park Way), Guará I e II e Estrutural vão promover as mesmas ações preventivas.

Recanto das Emas
Os Centros de Saúde do Recanto das Emas abrirão suas portas para todas as mulheres com idades entre 25 a 69 anos de idade no Dia Internacional da Mulher. O objetivo é oferecer exames e consultas em ginecologia a todas as pacientes que nunca fizeram o exame Papanicolau ou fizeram há mais de três anos.

Ainda no Recanto das Emas, doze mulheres selecionadas pelos agentes comunitários de saúde serão homenageadas simbolicamente em nome de todas as pacientes da cidade, numa ação de beleza e de saúde. As mulheres selecionadas serão recebidas com um café da manhã no centro de saúde 01, da quadra 307, e terão um dia especial que culminará no encontro com os familiares no período da tarde. Após o café, as homenageadas passarão por sessão de beleza completa, com maquiagem e cabelo, seguida de almoço. As participantes da ação também serão vestidas e calçadas com artigos doados por comerciantes que apoiam a iniciativa do centro de saúde.

Segundo o enfermeiro Marcos André Cavalcanti, que faz parte da equipe que está promovendo a ação de beleza e saúde, o objetivo é contribuir para a elevação da auto-estima dessas mulheres, que são pacientes cadastradas pela Estratégia Saúde da Família do Recanto.