Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/13 às 21h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizará oficina para capacitar gestores do HBDF

COMPARTILHAR

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizará na próxima segunda-feira (2), das 9h às 17h, no Auditório do Hospital de Base do Distrito Federal, uma oficina para capacitar os gestores, chefias e profissionais da saúde com o objetivo de formular os indicadores de qualidade e segurança aplicados aos pacientes do HBDF.

A formulação de indicadores de qualidade e segurança nos hospitais foi instituída pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de nº 36, de julho de 2013, que colocou em prática o Plano Nacional de Segurança do Paciente que implementa ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Exigindo boas práticas e componentes da garantia da qualidade nos serviços ofertados.

“Alguns indicadores como satisfação do usuário, uso de recursos e equipamentos, tecnologias, identificação do paciente, gestão de risco, plano de segurança do paciente, satisfação dos profissionais de saúde, são indicadores que precisamos trabalhar para melhorar cada vez mais o atendimento do hospital”, destaca Paloma Carvalho, Coordenadora do Escritório de Qualidade do HBDF.

O curso será realizado com aulas práticas e teóricas sobre como deve ser feita a medição dos indicadores de qualidade e segurança. Um método já existente de medição de indicadores é a 'Ouvidoria' dos hospitais que trabalham no sentido de receber informações e retorno dos atendimentos dos pacientes.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61)3348- 2547/ 2539 e 9862-9226