Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/18 às 14h15 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Hospital da Criança recebe Certificado de Acreditação Hospitalar

COMPARTILHAR

Reconhecimento atesta qualidade dos serviços prestados. Foto: Breno Esaki, da Agência Saúde

 

 

O Hospital da Criança de Brasília (HCB) é o primeiro hospital público do Distrito Federal e o primeiro pediátrico da região Centro-Oeste a receber, nesta segunda-feira (25), o Certificado de Acreditação Hospitalar. O documento, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), confirma a qualidade dos serviços de saúde do HCB, inclusive no que diz respeito à segurança do paciente.

 

“Esse é um momento de reconhecimento de hospital de excelência e nosso objetivo é fazer com que outras unidades também possam ser acreditadas por prestar um serviço de qualidade. Quero lembrar que o hospital recebe esse reconhecimento no momento em que estamos prestes a inaugurar o Bloco 2, com 202 leitos e 38 leitos de UTI, capaz de atender nossa demanda de média e alta complexidade da pediatria com esse mesmo nível de excelência”, destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

 

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, destacou que a ONA é a maior institução do país a fazer o reconhecimento da qualidade de instituições hospitalares. “Por isso, essa ascreditação só vem reconhecer o trabalho do Icipe com o poder público na administração desse hospital”, complementou Fonseca.

 

A ONA é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que habilita serviços de saúde em todo o Brasil e desenvolveu um sistema de avaliação e certificação sobre a qualidade dos serviços de saúde. O certificado demonstra ser o Hospital da Criança competente para gerir e realizar suas atividades com segurança e qualidade.

 

O HCB foi classificado como nível 1, com o reconhecimento formal, por um organismo independente e especializado em normas técnicas, de que a instituição atende a requisitos previamente definidos.

 

EXCELÊNCIA – O HCB entra, agora, para um grupo bastante restrito de excelência em saúde no país. Apenas 254, dos 6.099 hospitais brasileiros, são certificados pela ONA (4,16%). Dos 733 hospitais do Centro-Oeste, só 18 estão acreditados (2,45%). No DF, apenas 11 hospitais – todos particulares – passaram por esse tipo de avaliação.

 

A certificação do HCB confirma a seriedade do trabalho feito pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do hospital desde sua inauguração, há sete anos, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Por esse motivo, o Certificado de Acreditação Hospitalar será entregue ao Icipe, que recebe um atestado de qualidade da sua gestão à frente da unidade.

 

AVALIAÇÃO – O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora habilitada pela ONA, realizou visitas de auditoria nos dias 28, 29 e 30 de maio às dependências do HCB, para verificar inúmeros quesitos, como a análise de documentos e prontuários, visitas a prestadores de serviços, entrevistas com gestores, funcionários e pacientes, além de criteriosa avaliação da assistência direta ao paciente, verificando o cumprimento dos requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação, dispostos no Manual Brasileiro de Acreditação.

 

Alguns dos pontos fortes citados pela instituição avaliadora, sobre o Icipe, foram a forma como o Instituto planeja as ações, de forma estruturada, para alcançar os resultados, a gestão transparente e o fato de a entidade ter criado um índice próprio de inflação interna para a gestão financeira do hospital.

 

RESULTADO – Na ocasião, os avaliadores puderam atestar a qualidade dos serviços prestados e dos mecanismos de gestão, que garantem a sustentação de um serviço de saúde íntegro e seguro.

 

O certificado é válido por dois anos e o hospital receberá, conforme previsto no Manual de Acreditação ONA, visitas de manutenção, com o objetivo de se verificar a evolução e a permanência na adequação dos quesitos avaliados. O processo é contínuo e as avaliações, periódicas.

 

DADOS – Em sete anos de gestão do Icipe, o HCB fez cerca de 3 milhões de atendimentos, com 99% de aprovação dos usuários e 96% de aprovação dos funcionários.

 

TEXTO: AGÊNCIA SAÚDE

Hospital da Criança recebe Certificado de Acreditação Hospitalar