Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/13 às 13h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Hospital de Base celebra Outubro Rosa

COMPARTILHAR

Unidade de terapia ocupacional promove atividades especiais 

O ambulatório de Serviço de Saúde Funcional do Hospital de Base do Distrito Federal terá atividades especiais para pacientes e servidores, com o objetivo de promover a saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa ocorre em outubro, conhecido mundialmente como o mês da conscientização para a doença.

Durante o mês, os pacientes (mastectomizadas ou não) e funcionários da unidade, local onde mulheres mastecomizadas se tratam, estão convidados a conhecerem os serviços de fisioterapia, fisiatria, acupuntura, terapia ocupacional e reiki, todos oferecidos no ambulatório. Além disso, serão promovidas palestras, sorteio de brindes, automassagem, danças e vídeos, realizados com testemunho das próprias pacientes e de profissionais renomados.

Segundo a terapeuta ocupacional, Verônica Ferrer, todas as mulheres e homens, acima de 40 anos, precisam se prevenir. “Este é objetivo do evento: alertar as pessoas sobre a importância da conscientização, da realização de exames, além de divulgar nosso trabalho, voltado para o tratamento pós-cirúrgico de recuperação física e emocional e ampliar o conhecimento dos pacientes e familiares no que diz respeito à prevenção do câncer de mama”, explica.

Maria Luciana, mastectomizada radicalmente de um seio, servidora da SES, sente-se melhor após o tratamento, iniciado no fim do ano passado. “Após a retirada do seio, eu me sentia a pior pessoa do mundo, e por medo e traumas, tive consequências físicas. Meu braço esquerdo não mexia. Hoje, já recuperei alguns movimentos e o principal, a alegria”, conta.

Quem tiver interesse nos serviços, poderá procurar o ambulatório do HBDF, no horário comercial, ou pelo telefone 3315-1297, que está com agenda aberta para novos pacientes. 

Outubro Rosa

O nome Outubro Rosa simboliza a cor do laço, usado mundialmente na luta contra o câncer de mama. Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários países realizam ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Por isso, nesta terça-feira (1º), o Congresso Nacional terá uma iluminação na cor rosa em referência à campanha Acenda sua Consciência. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal e acontece às 18h. Ao longo do mês, outros monumentos também serão iluminados por iniciativa do GDF e do Governo Federal. 

Amandda Souza