Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/03/18 às 0h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Hospital de Samambaia recebe doação de 174 lençóis para cirurgias

COMPARTILHAR

Material foi confeccionado por alunos do projeto Fábrica Social

BRASÍLIA (14/3/18) – O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) recebeu, nesta quarta-feira (14), a doação de 174 campos cirúrgicos, nome dado aos lençóis utilizados em salas cirúrgicas. As peças, que já vieram com o nome da unidade, foram produzidas por alunos do curso de confecção do programa Fábrica Social, do Governo de Brasília, e o material foi fornecido pelo próprio hospital.

Segundo a diretora do HrSam, Luciana de Melo Russo, a rotatividade de cirurgias eletivas (agendadas) é muito grande, o que requer troca de material constantemente. “Somos referência em cirurgias eletivas, fazemos nove por dia e também 450 partos normais e cirúrgicos (cesáreas) por mês. A doação vai nos ajudar muito”, ressalta.

A diretora explica, ainda, que para cada cirurgia são utilizados quatro campos cirúrgicos. Já no caso de parto normal é usado apenas um. “Agora eles serão lavados, esterilizados e depois montaremos os kits cirúrgicos”, diz.

Segundo o subsecretário de Integração de Ações Sociais, Virgílio Monteiro Neto, dez alunos confeccionaram esse material em uma semana.

“Nosso projeto não é apenas uma oportunidade de capacitação, mas de terapia e integração social já que as turmas são compostas por jovens em recuperação da dependência química e pela comunidade”, afirma. O hospital de Samambaia é o quarto atendido pelo programa Fábrica Social.