Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/15 às 17h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hospital de Santa Maria comemora 7º aniversário

Abertura de novos leitos de Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais

BRASÍLIA (30/4/15) – O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) comemorou, nesta quinta-feira (30), seu sétimo aniversário com o corte de um bolo de sete metros que foi servido aos pacientes e servidores da unidade. Além disso, foi anunciado que em breve serão inaugurados cinco novos leitos do tipo Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) no Espaço Canguru.

Os leitos serão destinados aos recém-nascidos de baixo peso, que nascem com menos de um quilo e precisam atingir pelo menos 1,9 quilos para receberem alta. O espaço já começou a ser montado e equipes de enfermagem serão treinadas para atender os pacientes.

“Todos os esforços que estamos fazendo vem para diminuir o impacto que estamos sofrendo de uma sobrecarga no atendimento e de leitos tanto de neonatologia, quanto na pediatria”, destacou o secretário adjunto de Saúde, José Rubens Iglesias.

“Com a UCIN Canguru, nós vamos desafogar os leitos neonatais, passando pacientes graves que estão estáveis para uma unidade intermediária. Com isso, vamos liberar mais Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para outras crianças que necessitam”, destacou o coordenador geral de Saúde de Santa Maria, Christiano Flores.

O morador de Santa Maria, Salvador Gomes da Silva, 60 anos, que também representa os usuários do SUS no Conselho de Saúde do Distrito Federal, contou que utiliza a unidade desde que foi inaugurada. “O Hospital de Santa Maria é um sonho dos moradores, que queriam o desenvolvimento da cidade, e precisam do atendimento médico”, afirmou o usuário.

HISTÓRIA – Com uma área de 43 mil metros, o hospital foi inaugurado em 2008 e conta com 361 leitos comuns e 100 leitos de UTI, além de um auditório com capacidade de 150 pessoas.

A cada mês, a unidade realiza aproximadamente 4,8 mil consultas,7,4 mil atendimentos de emergência, 665 procedimentos cirúrgicos, 673 procedimentos de diagnose, entre outros procedimentos.

O hospital é dividido em Ambulatório, Emergência, Fisioterapia, Central de Materiais Esterilizados, Centro Obstétrico, Anatomia Patológica, Área de Serviço, UTI, Setor Materno-Infantil, Ortopedia, Clínica Médica, entre outros espaços.