Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/13 às 18h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Hospital de Santa Maria comemora mais um ano

COMPARTILHAR

5º aniversário será festejado nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), Santa Maria estará em festa. O hospital regional da cidade completará cinco anos de funcionamento, com um histórico de excelência no atendimento e na assistência aos moradores de Santa Maria e do Entorno. Para comemorar o aniversário os servidores participarão durante todo o dia de palestras, oficinas, atrações culturais e uma grande confraternização com sorteio de brindes.

O HRSM realiza aproximadamente 56 mil atendimentos por mês e cerca de 30 cirurgias diárias. Santa Maria foi a primeira regional de saúde a utilizar a telemedicina, procedimento que oferece diagnóstico de ações médicas à distância. A mecânica envolve o eletrocardiógrafo, aparelho para realização do exame cardíaco, e um computador com internet que envia os dados obtidos no exame para análise de uma equipe de especialistas. O objetivo é reduzir o tempo de diagnóstico e o tempo de espera para início do tratamento.

O primeiro reimplante na rede pública do DF também foi uma conquista da regional. A cirurgia de reinserção de um dedo polegar devolveu à paciente Daniela Siqueira Benevides a capacidade de usar as mãos da mesma maneira que fazia antes de ser atingida por um tiro. A técnica foi possível graças ao auxilio de um microscópio, que permitiu à equipe médica reconstruir a parte óssea, religar tendões, artérias, veias, realinhar nervos e por fim reconstituir a pele da paciente.

O HRSM foi também o primeiro hospital a criar grupos exclusivos para tratamento da fibromialgia, problema que atinge cada vez mais as mulheres brasileiras, afetando o funcionamento do sistema nervoso central e provocando dores crônicas que se manifestam principalmente nos tendões e nas articulações. O tratamento que auxilia no controle da doença e pode minimizar seus danos é feito por meio da fisioterapia, uso de medicamentos e acompanhamento psicológico.

A regional  realiza ainda ações de atendimento à saúde em espaços alternativos, onde é possível atender um número grande de pacientes e oferecer comodidade ao usuário. Com isso, procedimentos importantes para o controle do estado de saúde física, como aferição de pressão arterial e exames de medição dos níveis de glicose no sangue.

Santa Maria também oferece atendimento a ostomizados, voltado para o tratamento de pacientes submetidos a cirurgias para construção de novos trajetos de eliminação de fezes e urina. A ostomia, nome dado ao procedimento cirúrgico que cria um novo orifício externo de eliminação, exige que o paciente passe por um processo de redescoberta, relacionados a um novo estilo de vida. Por isso, a necessidade da criação de um serviço específico para auxiliar e acompanhar a readaptação de pacientes com o objetivo de elevar a qualidade de vida e minimizar os impactos negativos na vida dos ostomizados.

O HRSM fechou o ano de 2012 com bons motivos para comemorar. Além de uma série de melhorias estruturais e do empenho dos gestores em ações para aprimorar os serviços, a unidade foi reconhecida como a Coordenação de Saúde que mais se destacou por produtividade Médica na Atenção Primária à Saúde em todo o DF, recebendo o Prêmio Reconhece SES- “Reconhecimento por Desempenho”.

Vale lembrar que hoje o HRSM tem um Pronto Socorro que atende 24 horas por dia, de segunda a domingo. O ambulatório conta com profissionais especializados em Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Ginecológica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia Geral, Mastologia, Nefrologia, Neuropediatria, Odontologia, Ortopedia, Pneumologia, Pré Natal de Alto Risco, Reumatologia e Urologia. Já no pronto socorro as especialidades são Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Pediatria.

Novas ações
O hospital se prepara para uma série de novas ações. Entre as novidades estão a criação do serviço de Cirurgia Plástica e Mastologia dentro da regional e também o início do processo de trabalho que irá culminar com a criação de uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. O objetivo é organizar rotinas e protocolos que possibilitem a doação de órgãos e tecidos, por meio de uma articulação entre os profissionais de saúde, que possa otimizar o processo de doação e captação junto aos doadores.

Confira programação de aniversário do Hospital de Regional de Santa Maria


Bruno Estrela