Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/15 às 11h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Hospital de Taguatinga realiza “Onco-Ação”

Resgate da autoestima será o ponto alto do evento

BRASÍLIA (8/4/15) – Nesta quarta-feira (08), de 08 às 16h, pacientes e acompanhantes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) participam do workshop “Onco-Ação”. O evento que está em sua segunda edição, tem como objetivo resgatar a autoestima de pacientes que estão enfrentando tratamento de câncer. Além de promover momentos de descontração entre usuários e servidores da Unidade de Oncologia do hospital.

Neste ano, o Onco-Ação contará com equipe multidisciplinar de saúde composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e parceiros da sociedade civil que realizarão diversas atividades de cunho técnico e lúdico. Dentre elas, palestras sobre alimentação, prevenção de doenças, restrições das pacientes mastectomizadas, qualidade de vida e autocuidado. Também faz parte da programação, a automassagem como técnica de relaxamento para redução da ansiedade e a oficina de artesanato. As mulheres poderão ainda aprender a cuidar dos cabelos e fazer maquiagem.

Satisfeita com a sua participação no Onco-Ação de 2014, a paciente Gláucia Monteiro, 39 anos, relata a sua expectativa para este ano. “No ano passado, participei do evento e fiquei muito feliz com a organização e com as palestras que assisti. Sei que esse ano vai ser ainda melhor. Um tipo de ação como dessa nos ajuda a enfrentar esse momento difícil”, disse a moradora de Ceilândia que está em tratamento de câncer de mama há um ano e três meses.

A enfermeira Maria Helena da Silva, responsável pela supervisão de enfermagem da Unidade de Oncologia, destaca o ponto alto da festividade. “Dando continuidade ao trabalho, além de uma programação variada, vamos oferecer às nossas pacientes uma sessão fotográfica, em que elas poderão se sentir mais felizes e com a autoestima elevada”, destaca.

Anualmente, a Oncologia do HRT realiza 7.500 atendimentos, com registro de 2000 novos casos de câncer. Mensalmente, a unidade realiza aproximadamente 135 procedimentos quimioterápicos. No Distrito Federal, além do HRT, Hospital de Base, Hospital da Criança e Hospital Universitário oferecem atendimento oncológico.