Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/03/21 às 20h33 - Atualizado em 31/03/21 às 15h45

Hospital do Guará humaniza atendimento com prontuário afetivo

COMPARTILHAR

Além do quadro clínico de cada paciente, no leito são inseridas informações sobre gêneros musicais e hobbys

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Além dos cuidados clínicos que os pacientes do Hospital Regional do Guará recebem diariamente das equipes multiprofissionais, eles agora contam com um atendimento mais humanizado durante a internação. Nos leitos, além das informações sobre a evolução de cada caso, as características pessoais, gênero musical favorito, time do coração e atividades de lazer que cada paciente gosta são identificadas nos leitos da unidade.

 

Iniciativa, no HRGu, partiu da enfermeira Domitília Bonfim – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Iniciamos a implementação do prontuário afetivo priorizando os pacientes intubados sob efeito de sedação. A resposta da equipe foi imediata e gerou uma comoção e emoção fantástica”, explica a enfermeira Domitília Bonfim de Macedo Mihaliuc, responsável por implementar a novidade no HRGu. Ela considera, ainda, que “cuidar do paciente olhando para o prontuário afetivo, suas características, personalidades qualificam o cuidado que o torna mais humanizado”.

 

O prontuário afetivo foi implementado no HRGu, nesta terça-feira, começando pela enfermaria Covid. A iniciativa foi implementada e muito bem recebida pela equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e demais profissionais que atuam no local.

 

Para a técnica de enfermagem, Maria de Jesus Neves, a novidade permite que a equipe tenha um contato mais próximo com o paciente sabendo suas preferências e particularidades. “Essas informações são passadas pelos familiares em relação aos cuidados ao banho no leito, se gosta de usar creme hidratante, se gosta de unha pintada, do tipo de música. Isso melhora a autoestima tanto do paciente quanto da gente e torna o ambiente mais agradável”, ressalta.

 

Informações são fixadas nos leitos dos pacientes internados no HRGu – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Integrante da equipe de enfermagem, a enfermeira Geisa Siqueira conta que a implementação do prontuário “foi uma emoção muito grande para toda a equipe”. Como os pacientes têm passado muito tempo internados e sem contato com seus familiares, ela considera que a iniciativa motiva a equipe a preencher o vazio trazido pela saudade.

 

“Esse prontuário faz com que a gente se identifique mais e consiga ver que todo paciente é o amor de alguém e isso nos motiva a lutar mais ainda. Sinto um grande orgulho e satisfação de estar diante dessa luta contra a Covid-19”, finaliza.

 

Veja o trabalho descrito por Geisa no vídeo abaixo:

 

 

O Hospital Regional do Guará possui 16 leitos de enfermaria Covid.

 

GALERIA DE FOTOS:

 

Hospital do Guará humaniza atendimento com prontuário afetivo

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: