Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 18h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Hospital do Guará oferece atendimento em Homeopatia Infantil

COMPARTILHAR

Especialidade trata sintomas e desequilíbrios que causam as doenças


Sabe aquelas doenças que insistem em atingir as crianças e tratamento nenhum dá jeito? A pediatria homeopática pode ser um caminho alternativo e o Hospital Regional do Guará tem ambulatório em Homeopatia Infantil. O encaminhamento é dado pelos médicos ou acolhimento dos centros de saúde.

O pediatra homeopata mais do que controlar os sintomas, trata os desequilíbrios orgânicos, emocionais e psíquicos que causam as doenças. A especialidade é reconhecida no Brasil e pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares foi incluída oficialmente pelo Ministério da Saúde no SUS. No DF a especialidade é oferecida pela SES desde 2002, quando foi realizado concurso específico para a área. Hoje, os médicos da SES/DF são concursados na especialidade, não podendo, portanto, serem encaminhados para outras áreas.

A médica pediatra e especialista em Homeopatia, Ana Crystina Carvalho, é concursada há dez anos e atende atualmente no Guará. “Eu fui para a homeopatia porque fui paciente da área e vi que realmente funciona. Acabei fazendo a especialização e não parei mais. Hoje é minha paixão e agora, atendo até os filhos dos pacientes que já atendi antes porque realmente funciona”, declarou.

A Homeopatia, que já possui dois séculos de existência, não para de crescer. Estima-se, que só no Brasil, existam 15 mil médicos e 2.100 estabelecimentos farmacêuticos que manipulam produtos homeopáticos sob a supervisão de um especialista homeopata.

O tratamento se dá a partir da diluição e dinamização de compostos que produz o sintoma num indivíduo saudável. A doença é uma perturbação de uma energia vital e a homeopatia provoca o restabelecimento do equilíbrio. Ela reconhece os sintomas como uma reação contra a doença e provoca o restabelecimento do equilíbrio.

Para Ana, cada paciente é um quebra-cabeça e um desafio para os médicos. É impossível se ter uma consulta rápida, algumas chegam a levar 1h30. “É feita uma investigação sobre a história de vida dele e tudo que pode interferir na sua vida. Desde os seus afazeres no dia-a-dia quanto o que ele consome como alimentação. Investigamos os hábitos e até mesmo os familiares. A doença demonstra um desequilíbrio do organismo e suas deficiências”, afirmou. Segundo a especialista, é impossível trabalhar o indivíduo sem realizar conexões.

Carolina Holanda, servidora pública, levou a filha a uma consulta depois de tentar outros caminhos para resolver o problema de bruxismo da filha. “Eu percebi e logo procurei descobrir a causa e buscar um tratamento. Mas nada dava resultado. Despois de ouvir depoimentos sobre o assunto, acabei levando ela para a homeopatia e já diminuiu bastante, foi mais rápido do que eu e a médica esperávamos. O tratamento ainda não acabou, estamos acompanhando”, afirmou.

Os medicamentos homeopáticos são obtidos geralmente a partir de vegetais, minerais e animais. Seu modo de preparo peculiar está oficialmente descrito na Farmacopeia Homeopática Brasileira e as normas sanitárias para o preparo em farmácias de manipulação e registro de especialidades industrializadas são publicadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Como todo medicamento só deve ser administrado para prevenção e tratamento de enfermidades.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226