Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/16 às 17h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Hospital do Guará recebe projeto Voa Balão, Voa Imaginação

Enfermeira e poetisa conta histórias para crianças internadas na unidade

BRASÍLIA (4/3/16) – Tem algo melhor em um dia nublado do que ouvir histórias? Pode até ter, mas para as crianças internadas no Hospital Regional do Guará, a tarde desta quinta-feira (3) foi bem diferente com a visita do projeto “Voa Balão, Voa Imaginação”, da poetisa e enfermeira Onã Silva.

A ideia é fruto do dia-a-dia da profissional que enxergou a necessidade de contribuir, incentivando a imaginação das crianças. “O cotidiano de um hospital não é fácil e para uma criança, é mais complicado porque ela está privada dos amigos, convívio social e suas brincadeiras. Então, o Voa Balão, Voa Imaginação vem ajudar a quebrar essa rotina”, afirmou Silva. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Amparo à Cultura (FAC) e a contrapartida é a apresentação e distribuição do livro em hospitais, escolas e creches.

O livro fala da importância das amizades e trabalha o lado cognitivo, como ensinar as cores, mas também situações mais complexas do cotidiano como fazer novas amizades e como lidar com elas. Por isso, o livro serve para todas as idades e em seu final, a criança ainda brinca com um joguinho que ensina os direitos da criança e do adolescente. Um deles é ter o direito de brincar na hospitalização.

CORDEL – A autora já realizou outro projeto de sucesso na área como contadora de história e facilitadora na Saúde, com o livro História da Enfermagem no Universo do Cordel. Ela percorreu as unidades de Saúde e trabalhou assuntos do cotidiano da enfermagem com os colegas e pacientes internados. “Cuidar é arte e brincar faz parte – é o meu lema. Resume a minha paixão em contar histórias e trazer mais vida no ambiente hospitalar, mesmo que por um instante, já valeu”, declarou Onã.

A poetisa é graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, pós-graduada em Saúde Pública, mestre em Educação e cursa doutorado na UnB. É facilitadora em oficinas/palestras sobre criatividade, teatro, dinâmica e atividades lúdicas.