Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/12/13 às 19h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital do Paranoá é referência em tratamento da coluna

Postura incorreta  é uma das principais causas do problema

O sedentarismo é um dos principais responsáveis pelas dores na região das costas. A falta de atividades físicas, que causa enfraquecimento e desequilíbrio dos músculos, associada aos vícios posturais, além da obesidade, levam ao início precoce ou à progressão dos transtornos degenerativos e estruturais da coluna lombar.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) conta com o Serviço de Coluna do Hospital Regional do Paranoá (HRPa), que foi inaugurado em janeiro deste ano. Nos anos anteriores, o atendimento ambulatorial era realizado no HBDF, que atualmente atende somente pacientes críticos, que chegam à Unidade de Trauma e precisam de atendimento emergencial para evitar lesões graves.

De outubro de 2011 até o último dia 19, foram realizados 83 procedimentos e 2.500 atendimentos ambulatoriais no HRPa e no HBDF.

O serviço busca atender casos de lesões traumáticas da coluna vertebral, bem como, atendimentos ambulatoriais para prevenção, tratamentos e exames. Além de casos de tumores na coluna e urgências dos transtornos degenerativos (hérnias de disco ou estenoses do canal vertebral) que levam a déficits neurológicos progressivos.

“Os transtornos degenerativos da coluna são as principais causas de procura da população ao atendimento nos ambulatórios. Essas patologias têm como causa falta de atividade física regular orientada, vícios posturais e obesidade (fator hereditário) além de atividades laborais de alto estresse axial (permanecer muito tempo sentado ou em pé ) e/ou de alto esforço físico (movimentos de repetição na coluna lombar ou cervical carregando peso)”, explica o Coordenador do Serviço de Coluna do HRPa, Ângelo Ganeo.

Cuidados

Os principais cuidados com a coluna vertebral são: investigação precoce para os pacientes com história familiar, atividade física orientada com fortalecimento muscular e atividade aeróbica de baixo impacto, reeducação postural e manutenção do peso dentro do Índice de Massa Corporal (IMC) apropriado.

As consultas podem ser marcadas no centro de saúde mais próximo. O HRPa oferece Pronto-Atendimento de Especialidades Ortopédicas (Paeso), de terça à sexta-feira, com marcação de consultas por agenda aberta, das 7h às 9h e das 13h às 15h.

Por Alessandra Franco, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348 2547/2539/9862 9226