Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/18 às 14h26 - Atualizado em 10/12/18 às 15h01

Hospital Regional do Gama realiza campanha Natal Solidário

 

Kelvin da Silva Rodrigues, 15 anos, estava ansioso para cortar o cabelo.

 

O Hospital Regional do Gama (HRG) promove, até sexta-feira (14), a Campanha Natal Solidário. A iniciativa conta com diversas ações com o intuito de aproximar servidores e pacientes. Na programação, estão previstas apresentações culturais e arrecadação de doações para pessoas carentes, entre outras atividades.

 

“Hoje, pela manhã, realizamos cortes de cabelo dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tornando o ambiente mais solidário. Na parte da tarde, haverá uma apresentação de canções natalinas, com o cantor Thiago Vidal, também na UTI”, contou a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRG, Rayanne Balbino.

 

AUTOESTIMA – A mãe de Kelvin da Silva Rodrigues, 15 anos, Maria Luiza Pereira da Silva, 49, conta que o filho estava ansioso pela mudança de visual. “Ele estava querendo cortar o cabelo há bastante tempo. O Kelvin achou ótimo. É uma ação simples, mas muito importante. O fato de chegar uma pessoa diferente para conversar já levanta a autoestima dos pacientes”, disse a mãe, ao lembrar que o filho está internado há um ano e dois meses.

 

De visual novo, Kelvin aprovou o trabalho dos voluntários.

 

Realizado em parceria com o Senac, o corte de cabelo beneficiou 35 pacientes e será promovido também ao longo da semana, na Biblioteca do HRG, das 8h às 11h30. Já nos dias 13 e 14, ocorrerá a feira de exposição dos servidores que trabalham com artigos natalinos, no espaço do Corredor da Democracia, das 8h às 17h.

 

Quem quiser contribuir com doações de brinquedos e roupas, que serão distribuídos aos pacientes carentes da unidade, pode fazer a entrega dos objetos na portaria do HRG, localizada em frente ao BRB, próximo à Direção.

 

A primeira ação natalina ocorreu na tarde de domingo (9), quando houve a apresentação do Coral Joia Rara para os pacientes das unidades de internação e pronto-socorro. O Grupo Joia Rara é formado por servidores e voluntários do HRG.

 

ENTENDA – A proposta do Natal Solidário é uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HRG. A ideia vai ao encontro da proposta de humanização e pergunta “O que importa para você?”

 

A campanha “O que importa para você?” é uma ação que começou nos Estados Unidos e tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. Visa atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

 

Ailane Silva, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação-SES