Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/18 às 18h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Hospital São Vicente de Paulo completa 42 anos

COMPARTILHAR

Unidade chega a atender 8 mil pacientes por mês. Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF

 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) completa, nessa sexta-feira (18), 42 anos de existência. Com 330 servidores em atuação, a unidade já chegou a atender oito mil pacientes em um mês.

 

Além dos serviços comumente oferecidos na unidade, como a emergência psiquiátrica e cuidados que vão desde a nutrição até atividades de reabilitação psicossocial, o espaço ainda desenvolve projetos como a cantina e a horta terapêuticas.

 

Ao longo destes anos, o hospital passou por diversas melhorias. “Recentemente, conseguimos resolver problemas estruturais como iluminação externa, parte hidráulica do ambulatório, adequação da farmácia da internação para manutenção da dose individualizada, retirada de bens inservíveis e entulhos, reformas, revitalização da quadra de esportes e do galpão terapêutico, além da implantação de um ponto de encontro comunitário”, enumera o diretor Administrativo, Vittor Ibanês.

 

Ele cita, ainda, outros pontos positivos conquistados pelo hospital nos últimos anos. “Através de uma gestão otimizada do atendimento, os pacientes permanecem menos tempo em regime de internação 24h, podendo dar continuidade ao tratamento de forma ambulatorial e nos centros de atendimento psicossociais (média de internação de 7 dias)”, ressalta.

 

Outros índices de grande relevância foram a queda das taxas de evasão ou mortes na unidade. “Houve, também, a revisão da carta de serviços, protocolos e inserção junto ao complexo regulador”, completa Vittor.

 

Para o futuro, a unidade pretender ampliar as atividades de capacitação para se tornar hospital-escola.

 

“Também foi aprovada a criação da Unidade de Desinstitucionalização nas dependências do HSVP, que contará com uma equipe credenciada junto ao MS [Ministério da Saúde] e atividades de reinserção social”, complementa o diretor.

 

Oficina de grafite é uma das atividades terapêuticas desenvolvidas no São Vicente. Foto: Matheus Oliveira

 

PROGRAMAÇÃO – Para celebrar a data, o HSVP preparou programação para essa sexta-feira (18), dentro da agenda de eventos da Semana de Luta Antimanicomial da unidade.

 

Na ocasião, será lançado o Selo Mola de Responsabilidade Social, certificação dos colaboradores no processo de revitalização do Hospital São Vicente de Paulo.

 

Ainda serão inaugurados uma quadra, a horta terapêutica e o Ponto de Encontro Comunitário.

 

Para fechar as festividades, será realizado um desfile de moda, produzido pela estilista Fernanda Ferrugem, em parceria com o Núcleo de Atividade Terapêuticas do HSVP.

 

TEXTO: Alline Martins, da Agência Saúde